Amor em dobro: Dia dos avós é lembrado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Avós internados no hospital ganharam homenagens e falaram da saudade dos netos e o que imaginam celebrar com a família após a alta hospitalar

Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória, promoveu, na manhã desta segunda-feira (27), uma ação com músicas e instantes de oração para os pacientes. A iniciativa do hospital foi em homenagem ao Dia dos Avós, celebrado nesse domingo (26).

Nagila Guimarães dos Santos, de 64 anos, é uma avó coruja, e fez questão de falar da felicidade de ser avó de oito netos. É a primeira vez que a paciente passa a data em um hospital, mas disse que o dia não passou em branco. “Recebi vídeo e cartinha dos meus netos. Sempre que estamos juntos, tornamos os nossos encontros prazerosos – sempre com muito sorvete”, contou.

Já Paulo Sérgio da Silva Santana, de 40 anos, contou sobre a alegria de ser a avô de primeira viagem. “Meu neto nasceu na última sexta-feira, 24 de julho. Eu não vejo a hora de chegar em casa e poder pegar meu neto pela primeira vez”, destacou Paulo Sérgio.

Tendo a humanização como um dos seus pilares, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência busca promover ações que potencializam uma aproximação com o paciente. “Manter viva datas comemorativas, como o Dia dos Avós, é uma prática que auxilia no processo de recuperação desses pacientes, além ser uma alternativa de aproximação do paciente e sua família com os profissionais da instituição”, destacou Paulo Czrnhak, diretor hospitalar do HEUE.

A comemoração do Dia dos Avós teve origem com o papa Paulo VI, que escolheu o dia para homenagear os avós maternos de Jesus, Ana e Joaquim.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde