Ação solidária do Metropolitano comemora o Dia da Caridade

A unidade hospitalar incentiva campanha que promove a arrecadação de produtos para ajudar famílias em condição de vulnerabilidade social

Nesta semana, em alusão ao Dia da Caridade, lembrado nesta segunda-feira, 19, as ações solidárias do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, serão intensificadas.

Os colaboradores da unidade se mobilizaram para uma campanha de arrecadação que envolve desde itens alimentícios, roupas, produtos de higiene e até cestas básicas. Todos os itens serão doados às famílias em vulnerabilidade social.

O objetivo do HMUE é conscientizar os colaboradores, pacientes e acompanhantes quanto à prática e difusão da solidariedade, reforçando o sentimento de humanização entre as pessoas.

A unidade, que pertence ao Governo do Pará, é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. A humanização é um dos valores propagados pela entidade durante a assistência aos pacientes, mas atingindo também toda a sociedade.

“As doações devem ser espontâneas, sinceras e com o profundo desejo de aliviar a dor alheia. Esse tipo de gesto faz uma enorme diferença na vida de quem está com alguma dificuldade”, enfatizou Natalia Failache, coordenadora de humanização do HMUE.

Desde 2018, a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB), localizada no Canal São Joaquim, recebe alimentos, roupas e materiais de higiene doados pelo Hospital Metropolitano. A unidade ajuda também na composição da renda dessas famílias, já que boa parte do material reciclável é doado para o grupo.

Ao todo, são 47 famílias, entre homens, mulheres, idosos e crianças, assistidas pelo hospital, como explica a coordenadora da ACCSB, Maria do Socorro. “Tudo ficou mais difícil com a chegada da pandemia. Graças a Deus temos pessoas que nos ajudam e que amenizam as dificuldades das nossas famílias”, agradeceu.

A diretora hospitalar, Alba Muniz, falou sobre a importância de mudar, ressignificar e ajudar ao próximo. “Contamos com a importante contribuição dos colaboradores do HMUE para realizar estas ações beneméritas de entrega de comida, produtos de higiene e roupas. Agradecemos a todos pelo altruísmo em doar àqueles que mais necessitam”, finalizou

Formas simples de praticar a caridade

A coordenadora de projetos sociais do Metropolitano, Roberta Cardins, destaca a importância de atos simples, mas que promovem a caridade. Ela separou uma lista de ações que podem ser praticadas no dia a dia:

1. Sorrir;
2. Ligar para os seus pais;
3. Ajudar os outros em suas dificuldades;
4. Agradecer;
5. Cumprimentar alguém;
6. Limpar o que você usa em casa;
7. Dizer “eu te amo”;
8. Cuidar da natureza;
9. Doar as coisas que você não usa;
10. Ajudar o próximo;
11. Doar as coisas que você não usa;
12. Motivar as pessoas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde