Missa Online

A tecnologia em benefício da fé: missas on-line levam conforto para enfermos e profissionais da saúde durante pandemia

Com a nova suspensão de celebrações religiosas coletivas, fiéis e a Igreja buscam alternativas para a realização das atividades, como a transmissão on-line de missas, realizada diariamente pela Pró-Saúde nas redes sociais

Após um ano de pandemia do novo coronavírus, os brasileiros enfrentam um período de extrema dificuldade na luta contra a doença, com o agravamento da crise sanitária e recordes diários de óbitos. São mais de 300 mil mortos no Brasil em decorrência da Covid-19, que segue devastando as famílias brasileiras diariamente.

Para conter o avanço da doença é essencial a adoção de medidas de distanciamento social, uso de máscara e lavagem das mãos. A interrupção de eventos coletivas ocasionou o endurecimento de restrições em diversas cidades do País. Em meio às atividades suspensas estão as celebrações religiosas, como missas e cultos.

Em um momento tão difícil, o acolhimento religioso se faz necessário para muitas pessoas, que buscam renovar a fé e a esperança, além de proporcionar conforto aos que perderam pessoas que amam. Neste contexto, os fiéis e a Igreja buscam alternativas para continuar a prática do Evangelho, fazendo da tecnologia uma importante aliada.

É o caso da entidade filantrópica Pró-Saúde, uma das maiores no ramo de gestão hospitalar do país, que disponibiliza, diariamente, missas em seu canal do Youtube. Com mais de 50 anos de história, a instituição, que atua amparada por princípios cristãos, conta com membros da Igreja católica em sua diretoria Estatutária, que se revezam para celebrar as missas que são veiculadas todos os dias.

“Se hoje, por motivos de pandemia, temos que nos distanciar, diariamente a nossa comunidade católica continua a celebrar virtualmente o que nos une, esperando que, pela Paixão e Morte de nosso Senhor, alcancemos também a sua ressurreição e cura para nosso mundo”, ressalta Dom João Bosco Óliver de Faria, arcebispo emérito de Diamantina (MG) e presidente da Pró-Saúde.

“Neste momento de dificuldade e necessidade de isolamento, as missas on-line não perdem o valor da missa presencial. Elas são essenciais para levar a palavra de Cristo aos nossos irmãos e irmãs”, complementa.

Quebrando barreiras com as redes sociais

A disponibilização on-line das missas é realizada pela entidade desde de abril do ano passado e estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à internet, no canal do YouTube aqui.

Além das missas, o canal também conta com diversas dicas de saúde e outros conteúdos institucionais que contabilizam mais de 70 mil visualizações.

“Nossa Pastoral da Saúde não deixou e não deixará de acompanhar os cristãos na fé e espiritualidade diária de cada um. Unimos nossas vozes e orações, quebrando as fronteiras do mundo por meio da grande teia das mídias sociais, que une todos os lares, formando uma só comunidade cristã”, declara Dom Antônio Carlos Altieri, coordenador da Pastoral da Pró-Saúde.

A Pastoral da Saúde é uma ação evangelizadora que, unida a outros segmentos religiosos, promove a defesa e o cuidado da vida. Desde novembro de 2018, a Pró-Saúde tem institucionalizado a Pastoral nas suas unidades de saúde próprias e de gestão, presentes em várias partes do Brasil, à luz das diretrizes gerais da Pastoral da Saúde da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Ao longo do período de pandemia, a Pastoral da entidade, presente em hospitais gerenciados pela Pró-Saúde, se reinventou para continuar levando o apoio espiritual e mensagens de esperança aos pacientes e colaboradores.

Além da celebração de missas on-line pela Pró-Saúde, as unidades administradas pela entidade filantrópica promovem ações de entrega de mensagens aos pacientes e colaboradores, veiculação de depoimentos gravados pelos voluntários e usuários, assim como orações na parte externa dos hospitais para evitar proximidade se tornam essenciais para não deixar ninguém sem palavras de conforto e gestos de esperança.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde