A importância de uma liderança na gestão hospitalar

Na semana do Dia do Administrador Hospitalar, 14 de julho, diretores operacionais e hospitalares da Pró-Saúde destacam alguns dos desafios, conquistas e principais habilidades relacionadas com a profissão, demonstrando experiências, resultados e a importância de uma gestão com o respaldo de uma entidade com mais de meio século dedicados à saúde e ao bem-estar dos brasileiros.

Em nossa primeira conversa, convidamos Rogério Kuntz, diretor Operacional da instituição, natural do município de Três de Maio, no Rio Grande do Sul, responsável pela coordenação do trabalho de sete hospitais administrados pela Pró-Saúde no Estado do Pará, sob contrato de gestão com o Governo do Estado.

Para Kuntz, o principal papel de um gestor na área da saúde é a capacidade de administrar e gerir toda uma estrutura extremamente complexa, em todos os seus aspectos, como infraestrutura, recursos humanos e físicos, normas, processos e legislações, além dos recursos tecnológicos, na busca da efetividade e sustentabilidade, bem como o respaldo de sua atuação diante da satisfação junto aos pacientes, colaboradores e contratantes.

“Basicamente, a mudança de paradigmas e de cultura institucional, visando o comprometimento com o processo alavanca a instituição, garantindo qualidade e segurança de modo que os serviços de saúde possam ser prestados e realizados da melhor forma possível em prol dos nossos pacientes, gerando valor e resultados positivos também para os profissionais da saúde e, consequentemente, para a instituição”, explica

Kuntz ressalta que o impacto dessa gestão de qualidade consegue promover a sustentabilidade da unidade e o respaldo de sua atuação diante da resolução e satisfação junto, principalmente, aos seus pacientes.

Nesse sentido, os modelos de gestão em parceria com entidades filantrópicas, como a Pró-Saúde, se tornam ainda mais relevantes, pois norteiam a gestão e auxiliam, dentro de um padrão estabelecido, a implementação de melhorias da qualidade e de processos operacionais de boas práticas voltadas as unidades, alinhada as diretrizes estabelecidas pela instituição.

Com 13 anos de atuação na Pró-Saúde, o diretor Operacional destaca algumas das realizações que demonstram a busca pela qualidade assistencial, como as certificações concedidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, e do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, ambos no Pará.

“Com certeza o grande mérito destas conquistas sempre foi a composição de equipes profissionais, com diretores, lideranças e colaboradores, extremamente qualificados e comprometidos com o os objetivos apresentados”, ressalta Kuntz.

A certificação é um reconhecimento concedido às instituições que, além de atenderem aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos desenvolvidos de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Para um trabalho eficaz do administrador hospitalar, Kuntz destaca algumas habilidades necessárias: conhecimento técnico; visão estratégica e sistêmica; capacidade de articulação; capacidade de negociação; liderança; flexibilidade e resiliência.

Em sua experiência profissional, Kuntz cita essas habilidades como  importantes, mas lembra que que apesar de toda a infraestrutura e desenvolvimento tecnológico em evolução e em apropriação pelas instituições, a assistência e demais atividades correlacionadas são, majoritariamente, realizadas por pessoas, sendo primordial a busca pelo exercício da liderança, o relacionamento interpessoal, a inspiração, a valorização e o investimento no fator humano.

Por fim, o diretor ressalta que a maior motivação do seu trabalho está na certeza de poder contribuir efetivamente e gradativamente na melhoria e na solução dos problemas de saúde que assolam as cidades brasileiras, especialmente, poder contribuir para oferecer um serviço de excelência aos usuários do sistema público de saúde.

“A atuação no segmento de saúde por vezes ocorre em cenários extremamente conturbados e limitados em uma série de necessidades, onde os relacionamentos entre os diversos entes vinculados são de extrema importância para realização de um ótimo trabalho”, conclui.

 

*Rogério Kuntz, 48, é formado em Ciências Contábeis pela PUCRS e pós-graduado em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IACHS), ambos no Rio Grande do Sul, e em Gestão de Urgências e Emergências em Saúde Pública pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Atuou como diretor Hospitalar no Rio Grande do Sul, Tocantins e Pará. Atualmente, exerce o cargo de diretor Operacional de sete hospitais públicos administrados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde