A “Formiga e a Cigarra” despertou a alegria das crianças no Hospital Oncológico Infantil

A famosa fábula infantil “A formiga e a Cigarra”, interpretada na manhã desta quarta-feira, 17/8, por um grupo de voluntários no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, despertou a atenção e alegria das crianças e acompanhantes que estão internados na unidade hospitalar. Segundo o representante do grupo, Wilson Trindade, a peça recebeu adaptações, transformando-se em uma brincadeira divertida e ao mesmo tempo deixando uma mensagem especial. “Adaptamos a peça em forma de brincadeira entre duas crianças, com objetivo de deixar a linguagem mais acessível, e aproveitando para passar a lição de conviver com as diferenças, pois ninguém é igual” relata o ator.

Ainda segundo Wilson Trindade, o trabalho desenvolvido pelo grupo há pelo menos três anos, tem como mote “trocar lágrimas por sorrisos”. “O trabalho desenvolvido pelo grupo é uma forma de agradecer a Deus pela vida, a mesma qualidade que levamos para o Teatro da Paz, por exemplo, trazemos para dentro do Hospital, de forma voluntária, e recebemos em troca a gratidão das pessoas, que mesmo passando por problemas difíceis, não deixam de nos aplaudir e sorrir conosco” explica.

A programação faz parte do calendário de eventos de Humanização do Hospital, que tem como objetivo proporcionar aos usuários internados momentos de descontração, alegria e bem-estar. Segundo Maria Edivania Barbosa, mãe do pequeno V. Y. B, de dois anos, esse tipo de programação ajuda bastante no tratamento. “Nós ficamos muito tempo aqui dentro, hoje mesmo meu filho acordou triste e estressado, e a programação ajudou consideravelmente para a melhora de humor dele” relata a mãe, que também reforçou que esses momentos de interação se assemelham com momentos em família. “Nossa vida não é fácil, e esses momentos nos ajudam a esquecer um pouco dos nossos problemas” diz.

Segundo a diretora Geral, Alba Muniz, o calendário de eventos do Hospital é sempre pensado com intuito de ocupar o tempo livre dessas crianças, com o que eles mais gostam de fazer. “Brincar e sorrir são essenciais na vida de qualquer criança, e por mais que hoje eles estejam passando por momentos delicados de saúde, nós procuramos proporcionar a elas sempre momentos de alegria e descontração, a fim de que o Hospital se torne mais agradável e aconchegante” diz a diretora.