CIPA

Hospital Metropolitano empossa representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Em solenidade, unidade hospitalar empossou 30 representantes que, durante o ano de 2022, serão responsáveis por identificar possíveis fatores de risco e possibilidades de melhorias para os colaboradores

Na tarde da última quarta-feira (3), os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, tomaram posse da missão de reforçar as ações preventivas de segurança e saúde dos colaboradores da unidade.

Ao todo, 30 integrantes farão parte da comissão e, em cerimônia realizada no auditório do HMUE, foram empossados. A solenidade contou com a presença de diretores e representantes do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT).

Os empossados terão um ano para atuar em conjunto com o setor de Segurança do Trabalho. Entre os colaboradores que foram nomeados a “cipeiros” está a supervisora de humanização, Natália Failache, escolhida para presidir a comissão. “O trabalho na Cipa é desafiador, mas estamos dispostos para atuar na identificação de possíveis melhorias do dia a dia dos nossos colaboradores. Juntos, faremos a diferença neste processo”, afirmou.

Para qualificar todos os cipeiros, os empossados frequentaram um curso preparatório, com conteúdo programático que incluiu as bases legais da segurança e saúde do trabalhador, equipamentos de proteção individual, acidentes de trabalho, princípios gerais de higiene do trabalho, entre outros.

Com perfil diverso, os eleitos atuam em diversas áreas do Metropolitano. Há representantes das áreas assistenciais como, por exemplo, de Farmácia, operacionais como do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) e administrativa. Desta forma, espera-se que os novos integrantes consigam identificar e resolver rapidamente os possíveis riscos dentro do hospital, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde.

“Nosso objetivo é que, cada vez mais, a Cipa seja agregadora, inclusiva e com um modelo mais humano, focado no cuidado com o nosso trabalhador. A direção do Hospital Metropolitano abraça o cuidado de quem cuida e atua, diariamente, com ações que tornam esse modelo uma realidade”, disse a diretora Hospitalar, Alba Muniz.