Prematuro

Materno-Infantil de Barcarena realizará 3º workshop sobre cuidados com o prematuro

Programação envolve mães, colaboradores e profissionais da região do Baixo Tocantins para promoção do Novembro Roxo

Referência no atendimento de média e alta complexidades a recém-nascidos e gestantes para toda a região do Baixo Tocantins, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) vai promover o 3º workshop sobre prematuridade.

Com o tema “Separação Zero”, a unidade busca compartilhar informação e também sensibilizar o público para a campanha Novembro Roxo, mês de conscientização à prematuridade.

A equipe de profissionais da área assistencial, junto ao grupo de humanização da unidade, vai realizar um conjunto de ações para mães, colaboradores e profissionais de saúde — representantes e gestores dos onze municípios que compõem o Baixo Tocantins — para conscientizar sobre a prevenção da prematuridade e compartilhar boas práticas de cuidados aos recém-nascidos.

A programação iniciará com o acolhimento às mães na próxima quarta-feira (17), no dia Mundial da Prematuridade, com uma apresentação do book fotográfico feito com os bebês e comemoração de um ano do projeto Livro do Bebê.

No book, os recém-nascidos utilizaram roupas e acessórios no tom roxo confeccionados pelas próprias acompanhantes em uma oficina humanizada.

“O encontro tem o intuito promover uma troca de experiência sobre os cuidados com o prematuro entre mães que já passaram por essa realidade”, explica a diretora Assistencial Joice Vaz.

“Será uma oportunidade de as mães falarem sobre suas histórias de vida e de compartilharem momentos vivenciados no dia a dia das internações. Esse acolhimento é fundamental para ressignificar a experiência da prematuridade com apoio emocional”, acrescenta.

A programação do dia seguinte (18) será direcionada especialmente aos colaboradores que atuam no cuidado e acolhimentos aos recém-nascidos das unidades de internação do hospital.

Dinâmicas sensoriais e depoimentos de mães de prematuros que passaram pelos atendimentos desses profissionais por longo período, serão apresentados com uma homenagem.

Na sexta-feira (19), profissionais de saúde da região irão debater os fatores de risco da prematuridade, prevenção, cuidados iniciais ao recém-nascido prematuro e o transporte de outras regiões para o Materno-Infantil de Barcarena.

“Já desenvolvemos todo um trabalho para oferecer ao prematuro um atendimento capaz de reduzir a morbidade, oferecendo uma vida mais saudável junto à família”, explica Mary Maia, diretora Técnica.

“Também entendemos a importância de capacitar os profissionais da região, que realizam atendimento inicial para o parto do prematuro, para atuarem com cuidados adequados e um correto deslocamento do bebê, ou da gestante, para o HMIB, assim podemos ter desfechos melhores do tratamento”, complementa.

Programação HMIB: 3º Workshop da prematuridade

Encontro com as mães
Data: Quarta-feira (17)
Local: Sala de treinamento, Hospital Materno-Infantil de Barcarena.

10h-Abertura oficial
10h30-Apresentação do livro do bebê
10h45-Vídeo das fotos e mural digital plantar
11h-Cuidados no pós-alta hospitalar

Ação com colaboradores
Data: Quinta-feira (18)
Local: Sala de treinamento, Hospital Materno-Infantil de Barcarena.
14h – Apresentação do livro do bebê
14h30- Vídeo das fotos e mural digital plantar
15h- Dinâmica perguntas e respostas
15h30-Coffee break
15h45-Dinâmica sensorial e projeto: meu desenvolvimento depende do seu silêncio
16h30-Depoimento das genitoras recém-nascidos prematuros
Noturno:
20h-Apresentação do livro do bebê
20h30-Vídeo das fotos e mural digital plantar
21h-Dinâmica perguntas e respostas
21h30-Coffee Break

Encontro com profissionais
Data: Sexta-feira (19)
Local: Sala de treinamento, Hospital Materno-Infantil de Barcarena.

08h-Abertura
9h-Fatores de risco para a prematuridade
10h-Coffee breack
10h15-Prematuridade cuidados iniciais (sala de parto e transporte)
11h15-Preocupações desenvolvimento motor do prematuro
12h-Almoço
13h15h-Dinâmica (Roleta e outra dinâmica grupal)
14h-Importância do aleitamento materno (recém-nascido e genitora)
15h- A importância de um ambulatório de seguimento específico para prematuros/canguru
16h-Vídeo das fotos e mural digital plantar
16h30-Encerramento e entrega de certificado

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 2018. O hospital está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade realiza atendimentos de média e alta complexidade gratuitos, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).

No último mês de agosto, o Materno Infantil se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde