beber água

Soluços frequentes? Atenção, eles podem ser um sintoma de problemas de saúde

Na maioria dos casos, soluçar é inofensivo; veja dicas para lidar com o desconforto

Resultado de uma contração não intencional (espasmo) no diafragma, o músculo que fica na base dos pulmões, os soluços são em sua maioria inofensivos.

Apesar do incômodo, essa contração costuma passar em poucos minutos. Porém, em situações nas quais ela persiste, podem sinalizar um problema de saúde.

Entre as causas passageiras mais comuns dessa manifestação estão comer rápido demais ou em grande quantidades, ingerir bebidas gasosas, além de mascar chicletes e fumar.

No entanto, os soluços se tornam preocupantes quando são recorrentes ou permanecem por mais de 48 horas, nesses casos é necessário uma avaliação médica.

Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão.

Na parte física, ele pode ser um sintoma de uma diabete mal controlada, problemas estomacais e respiratórios, causas neurológicas, cardiológicas, entre outras. Como também pode mostrar problemas em cirurgias e pós-operatórios.

A descoberta das causas dos soluços persistentes exige uma bateria de exames, que pode ser indicada por profissionais de saúde de diversas especialidades.

As crises de soluço prolongadas causam desconforto e também podem levar à insônia, fadiga e perda de peso.

Algumas manobras simples podem aliviar as crises de soluço. Veja:

> Prenda a respiração: segurar a respiração por alguns segundos aumenta a quantidade de gás carbônico no sangue e, assim, estimula o diafragma a contrair;
> Beba água gelada: a água gelada estimula, pela mudança de temperatura, o nervo vago (atua na secreção de líquidos digestivos) que também age sobre o diafragma;
> Manipule o diafragma: é possível movimentá-lo dobrando o corpo para a frente e flexionando as coxas sobre o tórax;
> Pressione os olhos: isso também ajuda a estimular o nervo vago.

Na cultura popular, levar um susto ajuda a acabar com o soluço. Isso é verdade, pois o susto provoca um alerta que libera, na corrente sanguínea, um composto químico capaz de regular o funcionamento do nervo frênico (responsável pela inspiração do diafragma).

Caso o soluço persista, consulte um médico!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde