Em alusão ao mês de combate ao câncer de próstata, a fachada da sede da entidade recebe, ao longo deste mês, iluminação especial na cor azul
O mês de novembro é conhecido internacionalmente pelo movimento de conscientização à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por isso, durante o “Novembro Azul”, a Pró-Saúde participa ativamente desta iniciativa, com diversas ações e atividades oferecidas à população nas unidades hospitalares gerenciadas pela entidade.
Neste ano, a campanha lançada pela Pró-Saúde, entidade com mais de 50 anos de história que e que promove a gestão hospitalar em todo o país, traz uma nova abordagem sobre o tema, unindo a temática feminina de combate ao câncer de mama, e a masculina, de combate ao câncer de próstata.
Com o slogan “Prevenção do câncer é um assunto de família”, o objetivo da entidade é alertar sobre a importância da discussão do tema no ambiente familiar, levando para seus mais de 1,1 milhão de pacientes atendidos todos os meses e 16 mil funcionários nas unidades que gerencia, informações sobre prevenção dessas doenças.
Além disso, entre as ações, e como símbolo de integração a campanha, a sede administrativa da instituição, localizada em São Paulo, teve a iluminação da fachada do prédio alterada para a cor azul.
“Todos os anos, buscamos dialogar com nosso público atendido por meio de campanhas de conscientização. É uma prática contínua e necessária, que envolve também os profissionais médicos, de Enfermagem e farmacêuticos”, ressalta Fernando Paragó, diretor Corporativo Médico da entidade.
Fatores de risco do câncer de próstata
Os fatores de risco do câncer de próstata incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.
O diagnóstico da doença pode ser realizado de duas formas: o exame do toque retal, que detecta 90% dos casos, ou por exame de sangue específico para a doença. Por isso, é de extrema importância realizar anualmente os exames preventivos.
Os principais sintomas da doença são urinar frequentemente e também à noite; fluxo urinário fraco ou interrompido; sangue na urina ou no sêmen; disfunção erétil; dor no quadril, costas, coxas e ombros e fraqueza ou dormência nas pernas ou pés. Ao identificar algum destes sintomas, o ideal é procurar um médico para investigação.