Outubro chegou e com ele os preparativos para a maior comemoração cultural do Pará: o Círio de Nazaré. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), colaboradores e residentes estão preparados para atender fiéis, durante as festividades dos próximos dias 11, 12 e 13. Pelo sexto ano consecutivo, a Unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, atuará com três pontos específicos de atendimento. São eles: em frente ao Hospital, na BR-316; em uma balsa flutuante durante a romaria fluvial e em posto avançado na avenida Presidente Vargas, no bairro Campina, durante realização da procissão do Círio. Em 2018, foram atendidas 455 pessoas.
Com uma localização estratégica de entrada e saída da capital, durante as festividades, em frente ao Hospital Metropolitano acontece, por diferentes momentos, a passagem da berlinda de Nazaré. O local também é trajeto de centenas de promesseiros. Para atender aqueles que chegam à cidade a pé advindos de outros municípios, o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HMUE, reunirá pesquisadores, profissionais e residentes da área da saúde em um posto de cuidados multiprofissionais.
Neste ano, na sexta-feira (11), os romeiros passarão por verificação de pressão arterial, glicemia e avaliação de lesões nos membros inferiores. As equipes se revezarão na preparação de curativos, aplicação de medicamentos, massagens, além de fornecer água e lanches para que eles concluam com êxito a caminhada. Em 2018, foram atendidas mais de 400 pessoas em frente ao hospital no dia do traslado da imagem, em Ananindeua.
O DEP também atuará no Círio Fluvial, programado para o sábado (12), com a Balsa de Atendimento Especializado, em parceria com o Exército Brasileiro e a Cruz Vermelha. Em plena Baía de Guajará, onde ocorre a procissão das águas, estará montada a estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com todo o aparato tecnológico de ventiladores mecânicos, desfibriladores e monitores; além demédicos com drenos e materiais para intubação disponíveis para dar suporte ao evento. No ano passado, foi registrado um acidente náutico, que ocasionou no atendimento de oito pessoas, sem vítimas fatais.
No domingo (13), ocorre a maior e mais importante romaria, que reúne mais de dois milhões de pessoas. As equipes do Hospital Metropolitano estarão no Posto de Atendimento da Avenida Presidente Vargas, também em parceria com a Cruz Vermelha, para realizar os primeiros-socorros em casos de possíveis desmaios, luxações e cortes. Em 2018, foram realizados 25 atendimentos no local.
Sobre o HMUE
Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.
O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, de diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.