‘Hospital sustentável’ reaproveita quase 143 toneladas de resíduos em um ano em Santarém

Em um ano, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) reaproveitou 142,9 toneladas de resíduos em Santarém, no oeste do Pará. Em 2018, a marca superou em 28,9% a alcançada em 2017. Do total, 53,1 toneladas são de lixo orgânico. A unidade, pela primeira vez, conseguiu absorver toda a quantidade gerada de orgânico ao longo do ano.

De acordo com o hospital, dois fatores foram fundamentais para que esse resultado fosse alcançado. O primeiro foi a queda na geração de resíduo, passando de 72,6 toneladas (em 2017) para 53,1 toneladas (em 2018). O segundo foi a ampliação da capacidade do projeto de compostagem, passando de 35,3 toneladas reaproveitadas, ou 48,6%, (em 2017) para 53,1 toneladas, ou seja, em 100% no ano de 2018.

“Orientar nosso público interno sobre o desperdício de alimentos, por meio de campanhas, foi importante para reduzir a geração de resíduos. E com o processo de compostagem nós conseguimos evitar que esse material fosse para o aterro sanitário. E, hoje, ele é todo absorvido dentro do próprio hospital e, assim, podemos gerar o adubo que precisamos para o projeto da horta caminhar”, explica a coordenadora do projeto, Ádrea Moreira.

O projeto no HRBA

O projeto “Compostagem e Horta Orgânica” foi lançado em outubro de 2015. A compostagem envolve um processo biológico que permite transformar matéria orgânica em um composto rico em substâncias e nutrientes para o uso em jardins e hortas. Os resíduos que antes eram desperdiçados passaram a ser aproveitados em benefício da comunidade do hospital. O projeto conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Resultados da horta

Em 2018, 929 quilos de verduras, legumes frutas cultivadas nas dependências externas do hospital foram colhidos. O maior benefício, segundo o HRBA, é a redução de gastos com alimentos. A unidade produz quase 44 mil refeições por mês.

“É um motivo de alegria esses números que obtivemos, e o que isso representa para o meio ambiente e para sua preservação”, afirma o diretor hospitalar Herbert Moreschi.

Reaproveitamento de água

Em março de 2017 a unidade iniciou o projeto de reaproveitamento da água utilizada pelo setor de Hemodiálise – que antes era desprezada – e começou a ser reaproveitada pela Central de Materiais Esterilizados (CME). Até este mês, a quantidade de água reaproveitada com o projeto foi de 670 mil litros.

Sustentabilidade

Referência em sustentabilidade, a Unidade tem conseguido realizar com efetividade o manejo correto dos resíduos sólidos de serviço, minimizando os impactos ao meio ambiente. Em 2017, o HRBA se tornou o primeiro hospital público do Brasil a obter o selo “Materiality Disclosures”, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde