Farmacêuticos do HEUE orientam pacientes sobre automedicação

A equipe de farmacêuticos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado em Vitória, realizou na manhã desta terça-feira (22), uma ação educativa com objetivo de orientar pacientes e acompanhantes sobre o uso de medicamentos após a alta hospitalar, seguindo as orientações médicas, relacionadas às doses e horários.

Os farmacêuticos também aproveitaram a oportunidade para falar sobre a atuação deles no hospital, além de reforçar entre os usuários sobre os cuidados com a automedicação.

A atividade está atrelada à 1ª Semana de Farmácia Hospitalar, realizada em todas as unidades hospitalares do Brasil, administradas pela Pró-Saúde. Em Vitória, a Pró-Saúde administra o HEUE desde dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Além dos farmacêuticos do hospital, participaram da atividade, a gerente corporativa de Atenção Farmacêutica da Pró-Saúde, Letícia Teles da Silva, e a farmacêutica da Gerência de Contratação das Organizações Sociais (GECOS) da Sesa, Andreia Salezze Vieira.

Atualmente, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com 13 farmacêuticos, escalados 24 horas em todas as unidades da instituição. “Estamos disponíveis para amenizar a dor e o tempo de internação de cada paciente, além de sanar qualquer dúvida sobre as medicações que são administradas no hospital”, explicou Bruna Viana da Silva, farmacêutica do HEUE.

Atenta às orientações dos profissionais, a cabeleireira Vani Viana Leandro destacou a importância da ação preventiva. “Achei ótima a iniciativa, pois muitas pessoas têm o hábito de se automedicar em casa, e isso muitas vezes até impede de investigar o problema de saúde”, disse.

 

Pesquisa

Segundo pesquisa realizada em 16 capitais brasileiras pelo Instituto de Ciência e Tecnologia e Qualidade (ICTQ), envolvendo 2.340 indivíduos, 40% das pessoas que fazem autoconsumo de medicamentos têm o hábito de se autodiagnosticarem pela internet. Entre as capitais pesquisadas, Brasília é a primeira do ranking (66%), seguida de Vitória e Salvador (59%), Natal (55%) e João Pessoal (53%).

A coordenadora de Farmácia do hospital, Edna Ormi Galazi, explicou que quando uma pessoa se medica de forma incorreta, é grande a chance do agravamento de algumas doenças, e a atenção necessita ser redobrada com os antibióticos. “Quando uma pessoa toma um remédio por conta própria, a dor é amenizada temporariamente. No entanto, o recomendado é sempre buscar ajuda de um médico, especialista responsável em investigar o estado clínico do doente, evitando consequências graves”, alerta a farmacêutica.

Para a gerente corporativa de Atenção Farmacêutica da Pró-Saúde, Letícia Teles da Silva, a ação realizada pela equipe reforça o compromisso da instituição em oferecer uma assistência segura e humanizada para as pessoas que buscam atendimento. “Foi uma ação bem educativa e colaborativa para os pacientes e equipe assistencial. A equipe tornou a atividade mais dinâmica e isso foi nítido pela receptividade dos pacientes e seus acompanhantes”, destacou.

 

1ª Semana de Farmácia Hospitalar

Desde segunda-feira (21), as unidades administradas pela Pró-Saúde, estão desenvolvendo atividades relacionadas à prescrição, uso e administração de medicamentos.

No primeiro dia do evento, foram apresentados vídeos institucionais com foco na importância do farmacêutico no âmbito hospitalar. A equipe de farmacêuticos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência apresentou a palestra: Desafio Global para Segurança do Paciente – 2017 (OMS) “Uso Seguro de Medicamentos”.

A programação se estende até a próxima sexta-feira (25), com atividades lúdicas e orientações para profissionais e usuários do hospital.

 

Confira a programação:

24/01 (quinta-feira):

10h – Corredores do hospital – Ação lúdica sobre automedicação, com abordagem sobre os “Nove Certos da Medicação”.

16h – Auditório – Mesa Redonda “Desafio Global para Segurança do Paciente – Uso Seguro de Medicamentos”.

Responsável pela mesa: Edna Ormi Galazi – coordenadora de Farmácia do HEUE

Convidados: Henrique Tadeu Marques, gerente de Farmácia do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Vitória;Lays Machado, coordenadora de Farmácia do Hospital Maternidade São José, em Colatina e Aline Tomaz, farmacêutica no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, na Serra).

17h – Considerações finais da 1ª Semana de Farmácia Hospitalar com Edna Ormi Galazi, coordenadora de Farmácia do HEUE.

25/01 (sexta-feira):

10h – Corredores do hospital – Ação lúdica sobre automedicação, com abordagem sobre os “Nove Certos da Medicação”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde