Projeto HumanizAÇÃO oferece cortes de cabelo aos paciente do Hurso

O novo projeto da Humanização em Ação, que se simplificou em HumanizAÇÃO, está sendo implantado desde o início de agosto através da Comissão de Humanização do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), com o apoio da Equipe Multidisciplinar. O projeto foi orientado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) como parte das melhorias contínuas aplicadas ao hospital.

O projeto tem como funcionalidade criar ações semanais em que uma ou mais unidades recebem uma atividade coordenada por um colaborador da Equipe Multidisciplinar, que fará com que a assistência agregue ao tratamento do paciente, às eficiências técnicas e científicas, valores éticos, de respeito e solidariedade ao ser humano. O projeto começou com a equipe de fisioterapia.

Desta vez, foi gerenciado pela psicóloga Emanueli Sperandio com a ajuda de Anna Carolina Azevedo, executora do SHL/SPR, e Max Suelem, gestora do SCIH. Juntas elas organizaram dois voluntários, um barbeiro e uma cabeleireira, para fazerem gratuitamente higiene e estética de cabelo e barba nos pacientes e acompanhantes da Clínica Ortopédica do Hurso. Foi oferecido a todos do setor, e a maioria dos presentes quiseram fazer uma ou mais atividades. No total foram realizados 17 atendimentos no dia entre barba, cabelo (masculino e feminino) e escova.

Muitos agradeceram a iniciativa e foi um momento de interação entre todos os presentes, pacientes, acompanhantes, enfermeiros e equipe. Um dos pacientes, ao terminar de cortar e limpar a barba e cabelo, chegou a sentar na cadeira de rodas e afirmar que agora iria dar uma volta no hospital pois estava se sentindo mais disposto. “A felicidade de todos em receber algo tão simples era evidente aos nossos olhos”, comentou Anna.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde