Unidades administradas pela Pró-Saúde no RJ constituem Comissão de Sustentabilidade

Nesta semana, os hospitais estaduais Adão Pereira Nunes (HEAPN), Anchieta (HEAN) e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), administrados integralmente pela Pró-Saúde, constituíram a Comissão de Sustentabilidade. De caráter multidisciplinar, a Comissão tem o objetivo de estimular e criar mecanismos para integrar a sustentabilidade à cultura das unidades, com planejamento, operacionalização e acompanhamento de ações de desenvolvimento sustentável.

No IEC e no HEAN, a Comissão já iniciou o desenvolvimento de programas de educação e sensibilização, engajando seus profissionais. Segundo a Coordenadora de Sustentabilidade, Natalia Rente, já está em avaliação novos investimentos e parcerias, com a ótica de sustentabilidade das operações, facilitando o processo interno para a adoção do modelo da Global Reporting Initiative (GRI) e a elaboração do Relatório de Sustentabilidade. “Esse projeto visa estimular todos os envolvidos direta e indiretamente. Nosso intuito é trazer retornos ambientais, sociais e econômicos para a unidade, fomentar o conceito e satisfazer as necessidades da atual geração sem comprometer a capacidade de atender as futuras gerações”, explicou.

Com a mesma premissa, a Comissão do HEAPN já desenvolveu alguns projetos como a reutilização de papéis nos setores, troca de óleo vegetal por detergente biodegradável, coleta seletiva e gestão de resíduos recicláveis. Frederico Coltro, Diretor Geral da unidade e Presidente da Comissão de Sustentabilidade, explica que as ações iniciadas já refletem positivamente. “Tivemos redução de custo financeiro com a segregação correta dos resíduos e consequentemente um menor impacto ambiental. Esses resultados nos estimula a continuar a integrar essa cultura com o mundo, preservando o meio ambiente com base nos três pilares: econômico, social e ambiental”, informou. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde