Sorotipo 2 da dengue deixa São Paulo em alerta

Em 19 cidades do Estado de São Paulo, foi detectado a circulação do sorotipo 2 da dengue, deixando o estado em alerta. Desde 2016, somente o sorotipo 1 da dengue circulava nos municípios paulistas.

A dengue é uma doença tropical infecciosa, que é causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviridae, que possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 E DEN-4. Pessoas infectadas por sorotipos diferentes em um curto período, de seis meses a três anos, podem ter uma evolução para formas mais grave da doença.

O sorotipo 2 foi detectado em 20 municípios paulistas, sendo eles: Andradina, Araraquara, Barretos, Bauru, Bebedouro, Catanduva, Espírito Santo do Pinhal, Indiaporã, Ipiguá, Itajobi, Mirassol, Pereira Barreto, Piracicaba, Pirangi, Ribeirão Preto, Santo Antônio de Posse, São José do Rio Preto, Uchoa e Vista Alegre do Alto.

“Apesar de não ser ainda a maioria dos casos, a dengue tipo 2 está circulando já de maneira mais consistente nos municípios da região de Araçatuba, São José do Rio Preto e um pouco em Ribeirão Preto”, disse o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde.  De acordo do o infectologista, não há uma explicação para o início da circulação do novo sorotipo. “É aleatório. Esses vírus circulam no mundo todo. Quando você tem o Aedes aegypti, que é o nosso caso se vem uma pessoa que está com dengue 2 ou 3 e ele é picado pelo vetor, pode replicar esse vírus”, explicou.

Segundo Boulos, as equipes de saúde das cidades em que há circulação do tipo 2, estão sendo orientadas a dar uma assistência mais cuidadosa aos pacientes com suspeita da doença. Mas a melhor forma de prevenção, independentemente do sorotipo, é evitar a proliferação do mosquito.

 

Fonte: Agência Brasil

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde