Autoridades se despedem, em Minas Gerais, de Wanessa Portugal, CEO da Pró-Saúde | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Autoridades se despedem, em Minas Gerais, de Wanessa Portugal, CEO da Pró-Saúde

30/01/2019

Autoridades se despedem, em Minas Gerais, de Wanessa Portugal, CEO da Pró-Saúde

Autoridades de diversos setores e religiosos de todo o País, além de amigos e familiares, prestaram, nesta quarta-feira (30), suas últimas homenagens durante o velório e sepultamento de Wanessa Portugal, CEO da Pró-Saúde, uma das maiores entidades de gestão hospitalar do País.

A despedida foi marcada por forte comoção em Boa Esperança (MG), onde Wanessa Portugal nasceu. No dia anterior (29/1), o corpo da advogada já havia sido velado no Hospital Sírio-Libanês (SP), onde ela enfrentava um tratamento contra o câncer.
 
Na cidade mineira, uma missa de corpo presente foi presidida pelo cardeal Orani João Tempesta, com a participação do presidente da Pró-Saúde, Dom Eurico dos Santos Veloso. “Nascemos para vivermos eternamente. Wanessa está adormecida, enquanto espera a ressurreição final. Foi batizada, tornou-se herdeira do reino dos céus. Viemos para pedir a Deus por ela, que na sua missão profissional, caritativa, procurou passar fazendo o bem, com abertura de coração, para que as pessoas pudessem ter dignidade nas unidades que ela coordenava”, destacou o cardeal.

Centenas de homenagens e condolências foram recebidas pelos pais de Wanessa e seu irmão e familiares. Além de Tempesta e Veloso, religiosos de diversos Estados compareceram ao velório para se despedir e conduzir as exéquias, ritos católicos fúnebres, religião da qual a advogada e sua família eram devotos. Estiveram presentes, também, Dom João Bosco Óliver de Faria, arcebispo emérito de Diamantina (MG), Dom Diamantino Prata, bispo emérito de Campanha (MG), Monsenhor André Sampaio, tesoureiro da entidade, Dom Hugo da Silva Cavalcante, segundo vice-presidente, padre Guanair Silva Santos, conselheiro, padre Fernando da Silva Moreira, capelão do Hospital Sírio-Libanês e religiosos de outras cidades que co-celebraram a missa. 

Os diretores executivos da entidade, Roberto Piccelli (Jurídico), Fernando Paragó (Médica), Miguel Duarte Neto (Administrativo e Financeiro), Jocelmo Pablo Mews (Gestão de Pessoas), gerentes e colaboradores da Sede Administrativista e de Unidades gerenciadas também se despediram da executiva.

Os prefeitos de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, de Campo do Meio, Robson Machado de Sá, além do juiz de Direito da Comarca de Minas Gerais, Ricardo Acayaba Vieira, e empresários mineiros prestaram suas últimas homenagens. 

Luís Carlos Baldino Gambogi, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, presente no velório, disse que “Wanessa hoje é chamada à presença do Senhor e, nós, pequeninos, ajoelhamo-nos humildemente a Seus pés e pedimos, com a força de nossa fé, que a acolha em Seus braços, que conforte seus pais e seu irmão”.

Também se manifestaram, o reitor da Unasp e vice-presidente do Fonif (Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas), Euler Pereira Bahia; a presidente do Conima (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem), Fernanda Rocha Lourenço Levy, entre outros. 

Todas as manifestações estão disponíveis no site da Pró-Saúde.

Perfil

Wanessa Portugal tinha 41 anos e não deixou filhos. Graduou-se em Direito pela Universidade de Alfenas (UNIFENAS) e fez pós-graduação em Direito Empresarial pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Era sócia do escritório Portugal Advogados Associados. Também atuou como secretária Geral e Diretora da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP/FIESP). Entre os anos de 2004 e 2007, trabalhou como assessora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), na Comarca de Contagem (MG). 

Foi Diretora Jurídica e de Filantropia da Pró-Saúde e, em fevereiro de 2018, assumiu a Diretoria Executiva-Geral da entidade, participando ativamente de mudanças significativas para a instituição, como a nova identidade organizacional, lançada em março de 2018, e a modernização da gestão corporativa que teve como ação principal a implantação do Programa de Governança e Integridade da instituição. No último ano, Wanessa Portugal se dedicava com mais afinco na finalização de dois importantes projetos voltados para o debate sobre a saúde pública no Brasil e Compliance no setor. As publicações estavam previstas para este ano.

 

+ Notícias

19/02/2019 - Iniciativa humanizada possibilita visita de irmãos na Unidade de Cuidados Intensivos do HMIB

19/02/2019 - A OMS reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia

18/02/2019 - Universitários do Rio desenvolvem próteses para membros superiores de baixo custo

18/02/2019 - Ação de pré-Carnaval alegra e sensibiliza pacientes do Hospital Galileu

18/02/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência forma nova turma de brigadistas

15/02/2019 - Hospital Regional de Santarém inaugura primeiro Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia

12/02/2019 - Projeto reconhecido pela ONU transforma em empreendedoras mães que acompanham filhos em tratamento oncológico

12/02/2019 - Pró-Saúde amplia certificações de qualidade para hospitais no Pará

11/02/2019 - IEC realiza missa em homenagem à Dra. Wanessa Portugal

11/02/2019 - Hospital Metropolitano realiza Missa de 7º Dia de diretora Executiva-geral da Pró-Saúde

11/02/2019 - Equipe multidisciplinar acompanha de perto evolução de pacientes internados no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

08/02/2019 - Telemedicina deve democratizar atendimento e colaborar com gerenciamento de filas de espera, avalia diretor Médico da Pró-Saúde

08/02/2019 - Pró-Saúde realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

08/02/2019 - Hospital 5 de Outubro amplia horário de vacinação

07/02/2019 - Hospital Galileu celebra missa em homenagem a CEO da Pró-Saúde

06/02/2019 - Metas Internacionais de Segurança do Paciente são reforçadas no Hospital Yutaka Takeda

06/02/2019 - Hospital Regional de Santarém adota processos assistenciais centrados na humanização

06/02/2019 - Sorotipo 2 da dengue deixa São Paulo em alerta

06/02/2019 - SUS oferece duas novas opções de tratamento para pacientes com câncer renal

06/02/2019 - Coral Voz e Violão se apresenta para pacientes do HU

06/02/2019 - 13% dos partos do HU são de mães adolescentes

06/02/2019 - HMMC realiza Missa de Sétimo dia em memória à Wanessa Portugal, CEO da Pró-Saúde

05/02/2019 - Hospital Regional de Altamira define as ações estratégicas de atendimento para o biênio 2019/2020

05/02/2019 - Hospital Regional capacita cuidadores em workshop gratuito

05/02/2019 - Missa de 7º Dia de Wanessa Portugal é realizada na Sede Administrativa da Pró-Saúde

05/02/2019 - HEUE realiza ação de incentivo à doação de sangue

04/02/2019 - IEC participa do Congresso Americano de Fisioterapia

04/02/2019 - Hospital Galileu forma alunos para o cuidado com a pessoa idosa

01/02/2019 - UBS do Alto do Ipiranga, em Mogi da Cruzes, recebe campanha Janeiro Branco

01/02/2019 - HMIB realiza a 1º roda de conversa com gestante