Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

Na última quinta-feira, 10 de janeiro de 2018, foi internada no Hospital Luiz Palmier, localizado no Rio de Janeiro (RJ), uma vítima com suspeita de peste bubônica. Segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, o paciente não apresenta quadro clínico característico da doença. Porém, a bactéria que é responsável pela doença, foi identificada em um exame preliminar feito pelo município.

A peste bubônica marcou o século XIV, onde causou muita dor, sofrimento e mortes. A peste bubônica, também conhecida como peste negra, é uma doença transmitida por meio de uma bactéria presente em roedores. A contaminação é feita por meio de pulgas que picam o animal infectado e depois os humanos. O último caso registrado no Brasil foi no estado do Ceará, em 2005.

Em nota, foi dito que o material colhido no exame foi encaminhado para uma reavaliação pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), do governo do Estado, e também pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a secretária de Saúde de São Gonçalo, os resultados dos exames sairão nos próximos dias. 

O subsecretário estadual de Vigilância da Saúde, Alexandre Chieppe, esclarece que não existe risco de alastramento ou epidemia. Segundo ele, essa é uma doença já controlada em todo o País. “A gente vai lidar com esse caso com muito cuidado. Pode ser só uma suspeita. A princípio o paciente não preenche os critérios de definição da peste”, afirma.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde