Dom João Bosco visita Hospital Metropolitano para implantação da Pastoral da Saúde | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Dom João Bosco visita Hospital Metropolitano para implantação da Pastoral da Saúde

07/11/2018

Dom João Bosco visita Hospital Metropolitano para implantação da Pastoral da Saúde

Durante a internação hospitalar, além das medicações e demais cuidados para a recuperação, a força espiritual do paciente e de quem lida com ele pode ser capaz de superar a debilidade que a doença causa ao corpo. “A conexão com Deus eleva a mente e a mente eleva o corpo dando uma nova vontade de viver”. A declaração é do superintendente de Atividades Assistenciais e coordenador da Pastoral da Saúde da Pró-Saúde, Dom João Bosco, que esteve nesta terça-feira, 06/11, no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

A passagem de Dom João Bosco, que é Arcebispo Emérito de Diamantina (MG), por Belém tem uma missão especial: alinhar a implantação da Pastoral da Saúde das Unidades da Pró-Saúde no Pará. O teólogo e assistente de Filantropia, Lenivaldo Carvalho, acompanha Dom Bosco neste processo. Há mais de um ano, o HMUE já desenvolve um trabalho espiritual junto aos pacientes internados que, com ações que levam a palavra de Deus, ajuda a amenizar os efeitos da doença e dos desconfortos de passar muito tempo em um ambiente hospitalar.

“Com a Pastoral da Saúde, o trabalho que já é feito, passa a ser um serviço institucional. Entre outros objetivos, busca confortar moralmente o doente, ajudando-o a compreender-se na situação de sofrimento na qual se encontra, encorajá-lo e acompanhá-lo com a força da oração e a graça dos sacramentos da fé cristã”, explicou Dom João, que nos próximos dias, visitará ainda o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.

Celebração

Dom João Bosco iniciou a visita ao HMUE com a celebração de uma Missa, com a presença de colaboradores, usuários e visitantes, como, também, a participação de padres de paróquias do entorno. Na ocasião, ele aproveitou para agradecer pelo trabalho humanizado do Hospital no tratamento dos pacientes e destacou que essa atitude mantém acesa a esperança em uma Unidade de alta complexidade. 

“Vocês nunca vão conseguir mensurar o bem que fazem aos pacientes e familiares ao tratarem com fé e sensibilidade esse momento delicado da vida dessas pessoas”, disse o arcebispo que após a celebração, conheceu os setores Administrativo e Assistencial da Unidade ao lado dos diretores do HMUE.

O paciente Nilson Santos, 56, acompanhou à Missa emocionado. Internado na Unidade há três meses devido a uma fratura no braço, para ele estes momentos espirituais são revigorantes. “Sou Guarda de Nossa Senhora de Nazaré há 30 anos, este ano não pude participar do Círio, sinto muita falta do convívio na igreja. Me sinto muito bem quando têm essas ações e acho que a Pastoral da Saúde vai melhorar ainda mais o serviço de excelência oferecido pelo Hospital, no processo de recuperação. Esse apoio espiritual é muito importante e a sensibilidade da equipe ajuda muito a enfrentar o longo tratamento”, contou. 

Para o diretor Hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro, esta atitude faz parte da postura humanizada que permeia todos os serviços oferecidos pelo Hospital. “O paciente enfermo precisa, além do acompanhamento assistencial, precisa de uma palavra positiva, que lhe dê ânimo para superar as dificuldades do momento. Esta atitude humanizada já faz parte da nossa rotina e a Pastoral da Saúde vai capacitar ainda mais nossos voluntários a serem peças importantes na recuperação dos pacientes, para que eles possam voltar curados para os seus lares”, ressaltou o diretor.

Grupo voluntário religioso

Formado por cerca de 20 pessoas de comunidades vizinhas do Hospital, o HMUE conta com um grupo voluntário religioso que, de segunda a sexta-feira, visita as clínicas para levar um pouco da palavra de Deus e outras atividades espirituais que estimulam a participação e envolvimento dos pacientes. 
Dom João Bosco se reuniu com os integrantes do grupo para apresentar o projeto da Pastoral da Saúde, alinhar propostas e fortalecer o trabalho já realizado na Unidade. 

A coordenadora de Projetos Sociais do Hospital Metropolitano, Roberta Cardins, foi eleita a Agente Pastoral Local, que terá a função de fazer a ligação entre o hospital, a comunidade e a Sede da Pró-Saúde, sendo responsável pelas atividades religiosas que serão desenvolvidas diariamente pelos voluntários dentro do hospital. 

“A Pastoral da Saúde vem solidificar e expandir esse trabalho único desenvolvido pelos voluntários que se doam pelo bem estar dos que precisam, oferecendo apoio espiritual e renovando a fé e a esperança dos pacientes internados e seus familiares”, declarou Roberta.

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso