Profissional da Pró-Saúde é premiado pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará

O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), localizado em Marabá (PA), recebeu uma importante notícia: a premiação concedida ao gerente de Logística da Unidade, Murillo Ferreira Luz, que foi um dos 20 homenageados na Solenidade Farmacêutico 2018, realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA). Ele foi destaque na área Hospitalar, uma das nove categorias da premiação, que reconhece a contribuição de profissionais de Farmácia para a sociedade.

No caso de Murillo, a escolha se deve ao trabalho de assistência farmacêutica promovida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Marabá (PA), entidade que administra o HRSP sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “Esse prêmio é fruto do trabalho de toda a equipe. Estamos muito orgulhosos por essa conquista, principalmente porque mostra a efetividade de ações realizadas em prol da segurança do paciente”, afirmou o premiado. 

Segundo ele, a Farmácia Hospitalar é estratégica na assistência ao usuário e interage com os demais setores da Unidade, seja avaliando a prescrição e a utilização de medicamento, seja disseminando informações sobre o uso racional dessas drogas.

Dentre as práticas desenvolvidas na Unidade pelo setor, destaca-se a visita do farmacêutico à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e às Clínicas Pediátrica e Obstétrica para checar interações medicamentosas e efeitos colaterais e, quando possível, conversar com o paciente para investigar casos de patologia crônica e se o usuário fazia uso de medicamento contínuo antes da internação.

Outra ação é a rastreabilidade de medicamento, um controle que possibilita saber temperatura, condições de armazenamento, integridade das embalagens e validade dos produtos, desde a entrega pelo fornecedor até a liberação para uso do paciente. “A gestão de suprimentos hospitalares na Unidade é enxuta e tem giro de estoque. Por exemplo, conseguimos saber a validade dos produtos três meses antes de vencer, o que nos possibilita agir de forma prévia”, afirma o farmacêutico. 

Segurança

Para garantir a segurança do paciente em relação aos medicamentos, o Hospital Regional de Marabá também conta com uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), formada por profissionais de diversas especialidades. O grupo tem a função de assessorar e definir critérios para padronização e uso de medicamentos, além de fomentar a investigação das reações adversas. A CFT contribui, ainda, para a disseminação de informações sobre o assunto entre os colaboradores e os usuários da Unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde