Membros da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Galileu tomam posse

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado em Belém (PA), já possui uma nova Comissão de Ética de Enfermagem. No dia 25/10, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), Danielle Rocha, esteve na Unidade para realizar a cerimônia de posse para a gestão 2018-2020. Ao todo, foram dez colaboradores eleitos entre enfermeiros e técnicos de Enfermagem da instituição.

Na ocasião, Danielle Rocha aproveitou para dirimir dúvidas e enfatizar a importância do trabalho da Comissão. “Vocês terão pela frente dois anos de muito trabalho, e eu espero que tenhamos aqui uma Comissão atuante, pois isto será muito importante para a instituição, para a própria equipe e para os usuários. O profissional de Enfermagem que detém o conhecimento não só da parte técnica e científica, mas também o conhecimento ético e legal, ele tem um diferencial”, declarou.

A Comissão de Ética de Enfermagem instituída dentro da Unidade terá papel educativo, consultivo e de averiguação do exercício ético-profissional. “A Comissão de Ética não tem um caráter punitivo, esse papel é exercido pelo Coren. A Comissão deve divulgar as normativas da Enfermagem e, também, pode receber e apurar denúncias”, explicou a presidente do Conselho.

Para a diretora Assistencial do HPEG, Daniela Castro, o trabalho da nova Comissão será fundamental para o empoderamento da equipe Assistencial. “É importante para a instituição justamente para fazer essa soma junto ao corpo assistencial de Enfermagem. Muitas pessoas desconhecem o que elas podem fazer, quais são seus direitos, seus deveres. Então, ela vem também com um viés educativo em parceria com a gestão Assistencial da instituição para fazer esse movimento com os colaboradores”, afirmou.

Os membros eleitos da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Galileu – Unidade gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – são: os enfermeiros Regiane Bezerra; Ted Tooney; Gabriel Diniz; Hanna Carolina de Azevedo; Jéssica Stéphanie Vasques; Raísa Lobato Carvalho; os técnicos de Enfermagem: Oscar Norberto da Silva; Joel Carneiro da Silva; Amanda Roberta Bezerra; Thayná Soraia Pinto.

A coordenadora de Enfermagem, Regiane Bezerra, foi uma das eleitas e sabe que terá muito trabalho pela frente. “É um desafio e acredito que a equipe vai fazer um bom trabalho, porque estamos todos interessados, motivados. O nosso Código de Ética é o que rege toda a nossa assistência, então vale a pena trabalharmos no sentido de propor melhorias. O profissional de Enfermagem que tem conhecimento daquilo que é o seu dever, certamente consegue realizar sua atividade diária com muito mais responsabilidade”, concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde