Hospital Regional de Marabá comemora 12 anos de funcionamento

A internação não é um período fácil para ninguém. O radialista Francisco Gomes, de 54 anos, sabe bem disso. Nos últimos dois anos, ele foi admitido nove vezes no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), entre 2016 e 2018, quase sempre para tratar uma lesão na coluna resultante de uma queda. Para ele, passar tanto tempo no Hospital até que não foi tão penoso assim. “Me sinto em um hotel, porque cuidam muito bem de mim, a comida é boa e todos se interessam pela minha recuperação”, contou o paciente. 

Referência para mais de 1 milhão de pessoas na região, o HRSP completa 12 anos de funcionamento nesta sexta-feira (19/10). A data será comemorada com uma programação especial, ao longo da semana por colaboradores, usuários e acompanhantes. Dentre as ações, destacam-se oficinas de artesanato e embelezamento, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e uma Missa em Ação de Graças. As ações promovidas tiveram início nesta segunda-feira (15/10), com a apresentação da Banda do Exército e a entrega de certificado de honra ao mérito aos 15 profissionais que atuam na Unidade desde 2006. 

O supervisor de Compras, Welson Santos, foi um dos homenageados. “Cheguei ao Hospital em 2005, quando ainda estavam estruturando a Unidade. Trabalhei primeiro na fiscalização da obra e, em 2006, fui contratado pela Pró-Saúde. É impossível esquecer o primeiro caminhão que chegou carregado de leitos para entrega. Todos desmontados e novinhos. Lembro que uma das primeiras compras da direção foi um jogo de chaves para que a gente montasse as camas. Lembro também do primeiro atendimento: uma grávida de risco. O parto foi um sucesso”, contou o colaborador. 

Atendimentos

Nos nove primeiros meses do ano, o Hospital Regional de Marabá realizou mais de 279,2 mil atendimentos, entre internações, consultas, exames, cirurgias e atendimento da equipe multiprofissional. Foram 27.829 mil procedimentos a mais que no mesmo período de 2017.  

Hildener Ferreira de Abreu, 54 anos, foi uma das pacientes internadas em 2018. Ela deu entrada no Hospital após fraturar o fêmur em casa. Segundo ela, o atendimento é bom. “Aqui, o pessoal trata a gente muito bem e a higiene é total. Tudo muito limpo”, afirmou ela.

De acordo com o diretor Hospitalar da Unidade, Valdemir Girato, atualmente, mais de 620 profissionais trabalham na Unidade. Eles participam de treinamentos periodicamente, a fim de garantir a qualidade do atendimento e a segurança do paciente, premissas da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que administra o HRSP. 

“Agradeço pela dedicação de todos os profissionais que trabalharam na Unidade ao longo desses 12 anos. Isso se reflete no índice de satisfação dos nossos usuários, que reconhecem a qualidade do atendimento. Internamos, em média, 294 pacientes a cada mês. Eles chegam aqui com patologias de complexidades diversas e, em todos os casos, atuamos para garantir um atendimento humanizado e seguro”, afirmou o gestor. 

Em setembro de 2018, o índice de satisfação dos usuários foi de 98,39%.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde