Colaboradoras da Pró-Saúde participam de palestra sobre o câncer de mama

Nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, a Sede Administrativa da Pró-Saúde iniciou a programação das ações da Campanha Outubro Rosa. A primeira atividade abordou a “Saúde Feminina – Câncer de Mama e de Colo de Útero” e reuniu colaboradoras da entidade.

Elisabete Presa, nutricionista e acupunturista, ministrou a palestra em que abordou os fatores de risco para o câncer de mama. Entre eles estão: idade avançada; exposição prolongada aos hormônios femininos; mulheres que não tiveram filho e não amamentaram; menopausa; reposição hormonal; aquelas que menstruaram mais cedo (antes dos 12 anos); e histórico familiar.

A palestrante destacou que o sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço, que pode ser encontrado por meio do autoexame. Além disso, ressaltou a importância de realizar exames preventivos anualmente, como a mamografia e o papanicolau, para detectar o câncer de colo de útero.

Fazer mudanças no dia a dia são essenciais para ter mais saúde. Presa deu dicas chaves para uma melhor qualidade de vida: alimentar-se bem; fazer atividade física; dormir bem; mastigar os alimentos; beber água.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde