Farmácia clínica do Hospital Galileu é abordada em Simpósio no Pará

No propósito de tratar experiências entre profissionais da área de farmácia clínica para a promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) que é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, localizado em Belém (PA), fez parte da programação do primeiro Simpósio de Farmácia Hospitalar da Sociedade Brasileira, realizado no estado do Pará na última quinta-feira, 23/8.

O tema de como é a visita multiprofissional em UTI – com a atuação do farmacêutico clínico, foi ministrado pelo coordenador de farmácia hospitalar do HPEG, Heraldo Diones que é mestrando em Ciências Farmacêuticas e MBA em Gestão, Auditoria e Qualidade em Saúde. “Abordei de maneira geral o trabalho desenvolvido pelo Galileu, como ações executáveis com a visitação ao paciente e os métodos a serem aplicados para evolução em prontuário do cuidado clínico”, explica.

Entre os assuntos apresentados por Diones estavam como é realizada a visita multidisciplinar em atendimento ao paciente internado, a avaliação do farmacêutico sobre a situação e o plano terapêutico farmacêutico, o acompanhamento do tipo de dieta e objetivos e meta da mesma, assim como o monitoramento do controle glicêmico e sedação do usuário, discutido com equipe sobre a ventilação mecânica a extubação precoce, a forma de como se comunicar ao usuário e a utilização do método SOAP para o registro do processo clinico.

Além de levar a prática do dia a dia no HPEG aos participantes do Simpósio, o farmacêutico do HPEG associou o tema com mais situações vividas profissionalmente em outras unidades de saúde que prestou serviço. “Faço uma correlação positiva, que os hospitais estão no caminho certo que é desbravar esse “nova” área que é a farmácia clínica. O Galileu tem um diferencial muito importante que é o hospital já ter nascido com uma visão de cuidados multiprofissional e a importância de cada integrante envolvido no cuidado”, salienta o farmacêutico.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde