HEGV realiza campanha de higienização das mãos

Informação, música, decoração e brindes. De 07 a 10/05, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), realizou a campanha “Não lavou, o bicho pegou.”

Na ação, a equipe do SCIH percorreu os setores da unidade para divulgar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio. Foi montado também um posto de informação no corredor principal, próximo ao auditório.

Os colaboradores participaram de um quiz e receberam informações sobre os cinco momentos de higienização das mãos, seguindo diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a enfermeira do SCIH, Viviane Berquó, é sempre importante reforçar essa questão com os profissionais de saúde. “Nunca é demais conscientizar sobre a higienização correta das mãos no ambiente hospitalar, visto que 70% das infecções hospitalares podem ser evitadas com essa medida tão simples”, destacou.

Segundo dados da OMS, nos países desenvolvidos, as infecções relacionadas a assistência à saúde representam de 5% a 10% das internações em hospitais. Nos países em desenvolvimento, a proporção de pacientes com esse tipo de infecção pode ultrapassar 25%.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde