Feira de empreendedorismo com mães de crianças em tratamento oncológico chega ao Hospital Galileu

A movimentação diferente e os produtos à venda chamaram a atenção da técnica de enfermagem do Hospital Público Estadual Galileu, Alba Oliveira. “Olhei todas as mesas, parei para ouvir as histórias e descobri que existe algo além do empreendedorismo, que é a coragem dessas mulheres”, conta a colaboradora.

As histórias que chamaram a atenção de Alba são de mulheres que fazem parte do Canto da Empreendedora, projeto do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo que estimula o empreendedorismo e a autonomia financeira das mães e acompanhantes das crianças e adolescentes em tratamento na unidade.  

Com uma feira realizada por mês, o Canto da Empreendedora chegou a sua nona edição nesta terça-feira (8/5) e a ação realizada no Hospital Galileu foi a primeira fora do Oncológico Infantil.

As duas unidades são gerencias pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“Reconhecemos a importância do projeto para essas famílias e a forma que encontramos de contribuir foi disponibilizando nosso espaço, incentivando a participação de nossos colaboradores. Acredito que os resultados tenham sido positivos e esperamos receber outras edições”, destacou Saulo Mengarda, diretor-geral do Hospital Galileu.

Vilma de Oliveira acompanha o filho em tratamento no Oncológico há um ano e oito meses e é uma das primeiras participantes do Canto da Empreendedora. “Gosto da feira. Aprendi mais sobre algo que já fazia antes do tratamento do filho e hoje consigo complementar a renda da família”, contou a vendedora de cosméticos.

Em sua segunda participação no Canto da Empreendedora, Onita Mendes apostou no tempero caseiro para garantir as vendas dos bolos e do arroz paraense com camarão e jambú.

 “Gosto de cozinhar. São comidas que costumo fazer para o meu neto que faz tratamento no Oncológico”, disse Onita, que ainda falou sobre a importância do projeto para ela e outras mães e acompanhantes. “A gente larga tudo para viver em função dos filhos e netos. Com o projeto, continuamos nos dedicando ao tratamento e ainda garantimos uma renda extra, que é importante para muitas famílias”, destacou Onita.

A próxima edição do Canto da Empreendedora já tem data marcada. Será na próxima sexta-feira (11/5), das 9h às 17h, na recepção do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde