Pró-Saúde emprega mais de 2,3 mil profissionais de enfermagem em nove hospitais do Pará | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Pró-Saúde emprega mais de 2,3 mil profissionais de enfermagem em nove hospitais do Pará

10/05/2018

Pró-Saúde emprega mais de 2,3 mil profissionais de enfermagem em nove hospitais do Pará

Quem escolheu a enfermagem como profissão tem um amplo mercado de trabalho no Pará. Somente a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que gerencia dez hospitais no Estado, entre públicos e privados, emprega 2.379 profissionais da área em nove deles. São 540 enfermeiros e 1.839 técnicos de enfermagem que, diariamente, se dedicam ao cuidado com o paciente.

A mineira Gláucia Garcia é uma delas. Ela atua como coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), onde são feitas, em média, 215 cirurgias por mês. Lá, a enfermeira é responsável por integrar a equipe no sistema e organizar as salas e os mapas cirúrgicos, dentre outras atribuições. 

'Eu sou apaixonada pelo meu trabalho e me identifico muito com o Hospital Regional. Como trabalhei aqui há três anos e retornei agora, consigo perceber o quanto ele cresceu. As metas de segurança estão sendo implantadas e estamos caminhando para a acreditação. É todo um processo que está dando certo. Eu fico muito orgulhosa e espero contribuir para isso', afirmou Gláucia Garcia.

Outros espaços

O campo profissional da área é extenso nas unidades hospitalares. Vai desde a assistência direta ao paciente, à instrumentalização em centros cirúrgicos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e, ainda, oportunidades em espaços como o Núcleo de Educação Permanente, Auditoria de Prontuário e Enfermagem do Trabalho. Em todas elas é possível contribuir para a qualidade da assistência e melhoria do atendimento.

Atuando em Marabá, a enfermeira Natália Schieber integra a equipe do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP). 'Desde os 12 anos eu já tinha vontade de ser enfermeira. Ajudava a cuidar da minha irmã, que é oito anos mais nova, e não sentia isso como obrigação de irmã mais velha. Simplesmente eu gostava de cuidar de pessoas. Hoje, atuando no Hospital Regional, sinto que a responsabilidade é grande, mas acredito que temos potencial para crescermos ainda mais', disse Natália.

A técnica de enfermagem, Rosângela Souto, também trabalha no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, mas no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA). Em dez anos de HRPT, ela já passou por vários setores, como clínica cirúrgica, métodos gráficos e ambulatório. Hoje, ela comemora todo o aprendizado que tem acumulado há um ano e meio no atual setor. “Adquiri muitos conhecimentos em várias áreas. Agora, fui chamada para trabalhar na Qualidade e aceitei esse novo desafio, que é bem diferente do que eu fazia. Hoje, faço busca ativa para melhorar a qualidade do atendimento e garantir a segurança dos pacientes”, destaca.  

Educação permanente

Outro exemplo da amplitude do campo de atuação da Enfermagem é Shayne Pinheiro, que depois de seis anos trabalhando diretamente na assistência, foi promovida em abril para trabalhar no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional de Altamira.

Natural de São Paulo, ela viu no NEP uma nova oportunidade de crescimento na sua profissão. Agora, Shayne capacita os profissionais do hospital para que o atendimento aos usuários seja cada vez melhor. “Gosto muito da área de UTI Neonatal; é minha paixão. Quando surgiu a oportunidade de uma nova experiência, eu achei super válido. Essa mudança vai me fazer crescer mais ainda profissionalmente. Estou aprendendo muito, me capacitando. Com certeza vai ser muito importante para mim”, afirma.

Programação

Em maio, quando se comemora o Dia do Enfermeiro (12/5) e o Dia do Técnico de Enfermagem (20/5), a Pró-Saúde fará uma intensa programação voltada os profissionais da área nas unidades. A primeira delas já está ocorrendo no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA). A II Semana Multiprofissional da unidade, que será realizada até o dia 18/5, tem como tema 'Medicação segura: prática de quem cuida com amor' e contempla uma programação científica e outra lúdica e de entretenimento.

No Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), a Semana de Enfermagem acontecerá nos dias 10 e 11/5, no auditório da unidade, e terá como tema 'Novas perspectivas de cuidar em Enfermagem: reconstruindo saberes e práticas'. O evento debaterá assuntos como ética, inovação, humanização, práticas avançadas na área e segurança do paciente. 

Já o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, uma das três unidades privadas gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará, homenageará enfermeiros e técnicos de enfermagem com um café da manhã especial no dia 11/5.

No Hospital Regional de Marabá, a programação ocorrerá de 14 a 18/5, período em que serão reforçados os protocolos de segurança do paciente, por meio da campanha 'Meta Pai d'égua', que utiliza uma expressão tipicamente paraense cujo significado é 'muito bom'. Além das palestras, a II Semana Multiprofissional do HRSP também contará com sessões de embelezamento, gincana e apresentação artística.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), comemorará as datas em três eventos: a III Semana Multiprofissional, a XII Semana de Enfermagem e o III Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde da Região Metropolitana. Os dois primeiros ocorrerão de 18 a 26/6 e o terceiro nos dias 20 e 21/6. Este último reunirá colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu e do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, além do Hospital Metropolitano.

No Hospital Regional Público da Transamazônica, a Semana de Enfermagem acontecerá no período de 12 a 20/5, com o tema “A Copa é do Mundo, mas a Segurança é Nossa”. A programação fará uma analogia à competição esportiva, correlacionando a segurança do paciente e a qualidade da assistência às vitórias de um time de futebol, e envolverá todos os setores da unidade.

 

+ Notícias

24/09/2018 - Após acidente, jovem tem face reconstruída pelo SUS no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

24/09/2018 - Hospital Materno-Infantil é inaugurado em Barcarena (PA)

24/09/2018 - Certificações atestam qualidade de hospitais públicos do Pará

21/09/2018 - Setembro Amarelo: Hospital Estadual de Urgência e Emergência desenvolve ações sobre o tema

21/09/2018 - Profissionais do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de palestra sobre o novo código de Ética da Enfermagem

21/09/2018 - Palestra sobre prevenção ao suicídio reúne colaboradores e pacientes no HDLEM

20/09/2018 - Equipe do HDLEM participa de desfile cívico em 7 de Setembro

20/09/2018 - Pró-Saúde recebe currículo de PCD para Canaã dos Carajás

19/09/2018 - Hospital Yutaka Takeda leva projeto "Carajás com Saúde" para desfile cívico

19/09/2018 - Conscientização sobre destinação correta de resíduos é tema de treinamento para o HCO

19/09/2018 - Oncológico Infantil reforça importância do diagnóstico precoce no câncer infantojuvenil

19/09/2018 - Oncológico Infantil leva conhecimentos em saúde para pacientes em tratamento

19/09/2018 - SUS completa 30 anos com o desafio de avançar e profissionalizar a gestão

19/09/2018 - Imagem Peregrina leva momento de conforto e fé aos pacientes do Hospital Galileu

18/09/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência promove treinamento de más notícias

17/09/2018 - CEI Santa Rita capacita brigadistas com treinamento

17/09/2018 - Projeto “Canto da Empreendedora” realiza ação extramuros com hospitais públicos do Pará

14/09/2018 - Cerimônia de entrega da ONA 2 para a UPA 24h Oropó reúne centenas de pessoas, em Mogi das Cruzes (SP)

14/09/2018 - Hospital Regional de Altamira se torna signatário do Pacto Global da ONU

14/09/2018 - Iniciativa socioambiental favorece a geração de renda extra para público da terceira idade

13/09/2018 - Infectologista do Hospital Estadual de Urgência e Emergência alerta a população sobre sepse

13/09/2018 - Pró-Saúde avalia os processos de gestão no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

13/09/2018 - Metropolitano ganha iluminação diferenciada para o “Setembro Verde”

13/09/2018 - UPA 24h Oropó, em Mogi das Cruzes (SP), é a primeira do Brasil a receber certificação de qualidade ONA 2

13/09/2018 - Procedimento cardíaco pouco invasivo ajuda o pós-operatório de pacientes no Pará

12/09/2018 - Inclusão de pessoas com deficiência é debatida no Hospital Regional de Marabá (PA)

12/09/2018 - HU realiza ação do Setembro Amarelo com pais e pacientes

11/09/2018 - Gestores do HRSP participam de curso para desenvolvimento profissional e pessoal

10/09/2018 - HDLEM promove palestra sobre ética e moral para colaboradores

10/09/2018 - HDLEM participa do Encontrão Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base