Voluntários doam livros para biblioteca do Hospital Regional de Marabá

Os grupos que participam do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em Marabá estão realizando uma campanha de arrecadação de livros para doar ao Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA).

A primeira entrega aconteceu em 23/4, data em que foi comemorado o Dia Mundial do Livro. Cerca de 40 títulos foram doados à biblioteca da unidade pelo grupo 'Amor em Ação'. 

Fantasiada de Bíblia, um dos livros mais vendidos no mundo, a voluntária Berenice Ribas afirmou que a ação foi gratificante. 'A leitura faz bem para a mente e leva o leitor a sonhar de novo e a querer viver. Por isso é bom ler', disse ela. 

Até o final do mês, outros grupos doarão os títulos arrecadados. Atualmente, a biblioteca do Hospital Regional de Marabá conta com um acervo de mais de 200 livros de diversos gêneros literários, todos adaptados ao ambiente hospitalar. Eles ficam à disposição de pacientes e acompanhantes durante o período de internação. 

Biblioterapia

O serviço de empréstimo funciona de forma itinerante, de segunda a sexta-feira, com a ida de uma colaboradora da Humanização até as unidades de internação, onde é disponibilizado um catálogo com os nomes dos livros para escolha dos pacientes. Após selecionados, os livros são levados em um carrinho que passa de leito em leito. Terminada a leitura, o usuário devolve o livro para ser higienizado para uso de outro paciente.   

O incentivo à leitura é um coadjuvante no tratamento médico dos pacientes internados no Hospital Regional de Marabá, unidade gerenciada pela Pró-Saúde sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A iniciativa ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade que são comuns no processo de restabelecimento da saúde. 

Segundo a  coordenadora de Humanização da unidade, Caroline Nogueira, a biblioterapia contribui para que o paciente se torne mais colaborativo com sua própria recuperação. 'A leitura faz com que o usuário tire o foco da doença e faça atividades que ajudam a relaxar, ou seja, tornar a internação mais amena', explicou Caroline. 

Como ajudar?

Quem tiver interesse em contribuir com o acervo do HRSP doando livros em bom estado deve entrar em contato com o hospital pelo e-mail humanizacao@hrspprosaude.org.br ou pelo telefone (94) 3323-5252.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde