II SIPAT do Oncológico Infantil sensibiliza colaboradores sobre autoproteção

Para evitar que um acidente os afaste do trabalho, os colaboradores Jaqueline Rocha e Diego Monteiro sempre realizam suas atividades de limpeza no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Balém (PA), com as toucas, botas, óculos, luvas e máscaras obrigatórias. “Todos os dias a gente vê onde será a limpeza, separa os equipamentos de proteção e inicia o trabalho”, conta Diego.

A preocupação com a segurança e uso dos equipamentos de proteção individual, que já fazia parte da rotina dos colaboradores, ganhou um reforço e virou refrão de música depois que eles assistiram à apresentação de uma paródia da música “Prepara”, da cantora da Anitta, apresentada durante o II Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) do Oncológico Infantil.

O evento foi organizado pelas equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)  com o tema 'Pare, Pense e Use EPI. Trabalhar com Segurança é ter Amor e Respeito pela Própria Vida. A II SIPAT do Oncológico Infantil foi encerrada em 26/4.

“O tema deste ano trouxe a segurança e o amor pela vida, o que reforça nossa preocupação diária de evitar todo e qualquer risco para usuários e colaboradores”, destacou a diretora administrativa e financeira do Oncológico Infantil, Tatiane Santos.

Depois de quatro dias de palestras sobre cuidados com a saúde, prevenção de acidentes, gerenciamento de resíduos sólidos e uma campanha de vacinação contra a gripe, o supervisor de faturamentos, Luiz Jhonatan Morey, acredita que a mensagem chegou para todos. “A segurança no trabalho pode parecer algo muito técnico, mas as palestras e a paródia mostram que não. Sempre que pensar na música, vou lembrar de me proteger”, comentou o colaborador.

A unidade  

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e é referência no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no Norte e Nordeste do País.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde