HRBA proporciona programação de Páscoa aos pacientes e acompanhantes

No Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), a Páscoa foi celebrada com brincadeiras, oficina de confecção de ovo de chocolate, teatro e até a realização do casamento civil de uma paciente da oncologia. A programação comemorativa se estenderá até esta quarta-feira (4/4), quando o grupo 'Anjos de Deus' entregará kits de higiene pessoal para as crianças internadas e em atendimento ambulatorial.  

Alessandro da Silva, que é pai do pequeno A. E. A.S.S., ficou feliz ao ver a animação das crianças durante uma apresentação teatral na clínica pediátrica. Por alguns instantes, elas conseguiram esquecer da situação e brincar com os integrantes do grupo TIACICI. 'Foi tudo muito divertido. Eu fiquei muito feliz pela alegria proporcionada ao meu filho. O atendimento no hospital é muito bom, pois as pessoas não medem esforços para realizar os sonhos delas' afirmou ele. Seu Elivaldo Cavalcante também acompanhou de perto a movimentação na unidade. 'Fiquei extremamente feliz com tudo', disse o pai de outro paciente.  

Para o voluntário Adenor Santos, o momento foi ímpar. “Sentimos uma alegria imensa em poder contribuir  com a felicidade de cada criança. Nosso lema é fazer o imaginário infantil acontecer e buscar, cada vez mais, o melhor para que isso aconteça', frisou ele. 

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA realiza ações como essa com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor e o paciente mais proativo em seu tratamento.  

Segundo a terapeuta ocupacional Tereza Tavares, que coordenou a oficina de ovos de chocolate, a programação ajudou a reduzir a tensão natural do ambiente hospitalar e possibilitou uma fonte de renda futura. 'Muitas mães comentaram durante a oficina que, naquele momento, puderam direcionar o pensamento para além da doença. A gente sabe que ficar muito tempo no hospital, acompanhando um familiar ou um filho em tratamento, gera um nível de estresse', comentou ela.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde