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Atendimento humanizado contribui para recuperação de pacientes do Hospital Regional de Marabá

02/03/2018

Atendimento humanizado contribui para recuperação de pacientes do Hospital Regional de Marabá

A internação hospitalar é uma situação que ninguém deseja. Mas, quando necessária, quanto mais acolhedora for, melhor para a recuperação do paciente. No Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), para tornar esse período mais ameno para o usuário, o atendimento se baseia na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, desde o momento da admissão até a alta hospitalar, todas as etapas da assistência prezam pelo bom relacionamento, respeito às necessidades individuais, garantia dos direitos, segurança e qualidade.     

Para a agente administrativo Francisca Rocha, de 54 anos, é o atendimento humanizado que alivia a saudade de casa. Há mais de 40 dias ela acompanha a mãe que está internada na unidade. 'Não é fácil essa situação, mas o atendimento é de excelência e a gente ainda tem a visita de voluntários. Da última vez que eles vieram, minha mãe estava sem falar. Quando eles saíram, ela ficou dando tchau de longe, com os olhos cheios de lágrimas. Isso ajuda a gente a ficar mais animada. O baixo astral vai embora e a gente até esquece que está doente', afirmou a acompanhante. 

O Programa de Voluntariado desenvolvido na unidade é uma das ações relacionadas à Política Nacional de Humanização. Berenice Ribas é uma das 60 pessoas que participam desta iniciativa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em Marabá. Ela conta que decidiu fazer visitas a pacientes hospitalizados após lutar contra um câncer de colo de útero. 'No momento em que você recebe um diagnóstico desse, parece que se abre um poço diante de você e dá vontade de sumir. Mas quando há trabalhos como esse, o paciente se sente motivado e entende que vale a pena viver', argumentou a voluntária. 

O impacto dessas ações no atendimento ao usuário e na promoção à saúde é o foco da I Oficina de Humanização do Hospital Regional de Marabá. O evento está sendo realizado até hoje, 2/3, sendo voltado para os profissionais da unidade. Por meio de gincanas, palestras, artesanato e cinema, a programação detalha as diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização e sua relação com os programas e projetos do hospital.

O supervisor do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia, Fabio Grifo, participou do primeiro dia da oficina. 'Reforçar o valor da Política Nacional no atendimento conscientiza o colaborador sobre o seu papel no cuidado com o usuário. Quanto mais conhecimento a gente tiver sobre como deve ser esse cuidado, mais a gente vai garantir qualidade e assistência segura ao nosso usuário', disse o colaborador. 

O assistente administrativo do setor de Compras, Lucas Mendes, também gostou da programação. 'Foi muito bom porque mostrou de uma forma ampla que esse trabalho não se concentra apenas dentro da unidade. Ele acontece fora, por meio de serviços ofertados nas comunidades. Também fez com que eu me sentisse parte de tudo isso, porque quantas vezes a gente passa no corredor do hospital e um usuário quer tirar uma dúvida ou se dirigir a algum setor que não conhece. Então, quando a gente ajuda em situações como essa, também contribui para a humanização do atendimento', argumentou Lucas. 

De acordo com o diretor-geral do Hospital Regional de Marabá, Valdemir Girato, o atendimento humanizado e qualificado é um dos compromissos da Pró-Saúde, entidade que administra a unidade sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). ' A oficina reforça essas diretrizes e princípios que fazem toda a diferença no atendimento. Quando é respeitado o direito do paciente de participar do seu tratamento, ele colabora mais com o processo de recuperação. Quando recebe a visita do voluntário, a mente dele é fortalecida e, mais uma vez, ele colabora com o tratamento', argumentou o diretor-geral. 

Além dos programas e projetos voltados para os usuários, a I Oficina de Humanização também aborda as ações promovidas para a valorização dos colaboradores da unidade, como o 'Açaí com o Diretor', 'Dia da Profissão', 'Fala colaborador' e 'Aniversariantes do Mês'.

 

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