Oncológico Infantil treina 82 colaboradores para a Brigada de Incêndio

Os olhos vendados simulavam a baixa visibilidade do local. As escadas eram os obstáculos. E a vítima caída no corredor, precisava ser resgatada. Esse foi um dos cenários montados para o treinamento de formação de novos colaboradores para a Brigada de Incêndio do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que agora conta com 82 brigadistas. 

Eliente Barros é técnica de Enfermagem e brigadista desde 2017. Ela fez questão de participar novamente do treinamento, que complementa sua formação profissional e a deixa mais segura para ajudar em uma situação de resgate. ”São conhecimentos importantes não só para o que faço no hospital, mas para minha vida pessoal também. A gente se prepara e estuda para cuidar das pessoas de uma forma, mas sempre podemos ter novos aprendizados”, disse a colaboradora que a todo momento incentivava seus colegas a superarem os desafios do treinamento.

Para formar os 82 brigadistas, as atividades de treinamento foram divididas em diferentes horários, de acordo com os turnos e escalas de trabalho dos colaboradores da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Com a conclusão dos treinamentos no último sábado, 10/2, o Oncológico Infantil aumenta o número de brigadistas em todos os turnos, garantindo a segurança integral de usuários e colaboradores. “Estamos cumprindo nosso cronograma de treinamentos em segurança. Enquanto instituição, é nosso dever garantir esse atendimento com qualidade e segurança”, ressaltou a diretora administrativa e financeira do Oncológico Infantil, Tatiane Santos.

Os bombeiros civis Jean Farias e Alessandra Teles, juntamente com Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Oncológico Infantil, conduziram as atividades de treinamento nesse período. Para Jean, o treinamento traz outra realidade em relação ao salvamento de vidas. “Foram dias muito produtivos em todos as turmas. São profissionais que já têm um conhecimento, mas trouxemos outros cenários que os preparam para atuar de maneira mais eficiente e segura”, concluiu o bombeiro.

Além do resgate de vítimas em local com baixa visibilidade, o treinamento de formação da Brigada de Incêndio do Oncológico Infantil trouxe aos colaboradores conhecimentos sobre a utilização correta de equipamentos e primeiros socorros, imobilização e uso de equipamentos de combate a incêndio.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde