Hospital Metropolitano realiza gincana para estimular doação de sangue

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), inicia no próximo dia 20/12, sua campanha anual de doação de sangue. Este ano, a unidade organizou uma gincana entre seus colaboradores para estimular os setores a conseguirem doações para um dos maiores hospitais de urgência e emergência do Pará.

A competição premiará os três setores que conseguirem o maior número de doadores para a campanha. Uma parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) permitirá que as doações sejam recebidas em um posto, que será montado no portão P1 da unidade.

Os três setores vencedores ganharão, cada um, uma cesta natalina e um troféu. Para efeito de controle, a organização da campanha disponibilizará jovens aprendizes para o preenchimento de cartões com a identificação do setor responsável pela captação do doador.

Mensalmente, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realiza cerca de 400 transfusões de sangue na unidade.

Desde o mês de julho de 2017, a entidade iniciou um protocolo de captação de doação voltado para a sensibilização dos acompanhantes e familiares de pacientes sobre a necessidade de reposição do estoque de sangue do Hemopa.

O corpo clínico também recebe orientações para o uso racional de sangue como forma de diminuir a demanda pelo insumo. Com o protocolo, a unidade tem por meta captar o equivalente a metade do número de doações que recebe mensalmente.

Em outubro, a meta de 50% foi superada com a captação de 220 doações em nome do HMUE. As doações em nome do Metropolitano saltaram de 66 captações em janeiro de 2017, para 220 em outubro, acumulando 1.214 doações em dez meses do ano.

O trabalho de orientação para doação de sangue é desenvolvido pela Agência Transfusional do Hospital Metropolitano. O setor atua 24 horas por dia com médicos e enfermeiros para atender a demanda por procedimentos transfusionais.

Como funciona a captação de doações no HMUE

Os familiares e acompanhantes recebem orientação da equipe do Hospital Metropolitano sobre a importância da doação de sangue, além de receberem material educativo. Os possíveis doadores são encaminhados ao Hemopa, onde informam o nome do usuário internado e o nome do hospital para onde a doação será destinada.

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas acima de 16 anos e com peso superior a 50 quilos. É necessário apresentar documento de identidade original com foto. Não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses e, as mulheres, a cada três.

Serviço: Campanha de doação de sangue do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência

Local: Rodovia BR-316, KM 3, SN, Ananindeua (PA) – Portão P1 (Entrada pela Passagem São Pedro – Toyota)

Datas: 20 e 21/12

Horário: 9h às 16h

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde