IEC ganha Prêmio de Qualidade Rio

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) recebeu o Prêmio de Qualidade Rio (PQRio), como Excelência na Saúde, pelo biênio 2016/2017. A entrega aconteceu no dia 29 de novembro, durante o VII Seminário de Boas Práticas em Gestão, no auditório da Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), e teve como representante a assistente de Diretoria da Unidade, Andrea Faria.

O PQRio foi lançado em 1999 pelo governo do Estado com o intuito de tornar o Rio de Janeiro reconhecido pelo seu potencial econômico através da capacitação tecnológica das suas organizações, e, desse modo, promover mudanças capazes de levar o Estado a uma posição de destaque com relação à competitividade, qualidade e produtividade.

O IEC é administrado pela Organização Social Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, com 50 anos de atuação. Ao longo destes quatro anos, a Unidade se destaca como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia pela Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (World Federation of Neurosurgical Societies). Recentemente, virou centro de excelência para cirurgias hipofisárias, segundo a Sociedade Pituitária (Pituitary Society) e a Associação Neuroendócrina Europeia (European Neuroendocrine Association).

Dentre as atuações da Unidade, destaca-se o Projeto Microcefalia, o primeiro do País voltado para o acolhimento de crianças com a doença e suspeita de ligação com o vírus zika. O atendimento, que consiste em um completo diagnóstico com indicação multidisciplinar de tratamento, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como modelo a ser seguido no País. A iniciativa foi elaborada pela equipe médica do IEC, em conjunto com a área técnica da Secretaria Estadual de Saúde. Os resultados colhidos no projeto são encaminhados a publicações científicas internacionais, contribuindo com pesquisadores no combate à epidemia.

“O PQRio é um importante reconhecimento e o IEC participa da premiação desde a sua fundação em 2013, sendo agraciado nas categorias menção honrosa, bronze e prata. Este ano estamos novamente orgulhosos, pois isso demonstra que, mesmo em meio à grave crise financeira que o País enfrenta, este Instituto se manteve firme no investimento em gestão fazendo mais com menos, e focando sempre em devolver ao cidadão o investimento público através de serviços que prezem pela qualidade”, afirmou o diretor-técnico da Unidade, Luiz Cláudio Teixeira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde