HU realiza a 1ª Semana Interna de Segurança do Paciente

Uma programação especial, voltada para os cuidados na segurança do paciente, será realizada no Hospital Universitário de Jundiaí (HU), entre os dias 7 e 10/11. O evento é destinado aos profissionais da área de saúde.

A abertura da “1ª Semana Interna de Segurança do Paciente” contará com a palestra do médico Fernando Paragó, consultor médico Corporativo em Segurança do Paciente da Pró-Saúde, que irá abordar o tema: “Organização de Alta Confiabilidade – O Desenvolvimento da Cultura de Segurança do Paciente”. No último dia do evento, haverá a palestra “Cirurgia Segura”, com o médico anestesista César Miranda, coordenador da Anestesiologia do HU.

Além das palestras, a programação contará com uma exposição de fotos com situações relacionadas à Segurança do Paciente, intitulada “Vivências na Implantação de Protocolos de Segurança do Paciente”.

Em nível mundial, um paciente que recebeu uma assistência segura é aquele que teve todos os cuidados necessários para que fossem minimizados, ao máximo, os riscos envolvidos no atendimento de saúde prestado. Por exemplo, a troca de um medicamento, infecção hospitalar, uma queda e tantos outros.

É válido dizer que as consequências de procedimentos incorretos e que colocam pacientes em risco, podem ser das mais diversas, indo de um incômodo passageiro a complicações extremamente graves, que podem gerar sequelas permanentes ou até a morte.

A “1ª Semana Interna de Segurança do Paciente” é promovida pelo Hospital Universitário e pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), com o apoio da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico do HU que deve culminar na conquista de certificações relevantes no setor de saúde.