Hospital Regional de Marabá realiza mais de 150 atendimentos na Vila Café

Na décima edição do projeto 'Hospital Regional Amigo da Comunidade', o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) beneficiou os moradores da zona rural de Marabá, com consultas médicas e de Enfermagem, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Os serviços foram ofertados nesta terça-feira, 26/9, na escola municipal João XXIII, localizada na Vila Café, e atendeu também comunidades vizinhas, totalizando mais de 150 atendimentos. 

Dona Maria de Lourdes Pereira, de 44 anos, aproveitou a programação para conversar com o médico sobre as dores na coluna que vem sentindo há algum tempo. 'Faço acompanhamento mensal com médico, mas nos últimos dois meses não consegui por questões financeiras. Por isso ajudou muito trazendo o atendimento para dentro da comunidade. Eu moro a quatro quilômetros daqui, no Acampamento Boa Esperança, mas pude ser beneficiada. Além de mim, veio meu marido, minha filha e minha vizinha', contou a agricultora.

Durante a ação, a secretária escolar Valdeíza da Silva, de 24 anos, pela primeira vez, consultou uma nutricionista. 'Moro desde criança aqui e é a primeira vez que vejo esse atendimento na comunidade. Nem todo mundo tem transporte ou dinheiro para se deslocar até Marabá, para conseguir uma consulta. Por isso essas ações são tão importantes', contou ela. 

A coordenadora de Humanização do Hospital Regional de Marabá, Caroline Nogueira, explica que o objetivo do projeto é aproximar a unidade e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo serviços que auxiliem na prevenção de doenças e melhorem a qualidade de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é realizada desde 2013 e já proporcionou mais de mil atendimentos. 

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência em atendimento de média e alta complexidades na região. Ao longo do ano, a unidade realiza outras ações externas, como o projeto 'Saúde na Escola', que dá dicas de saúde a estudantes, e o programa 'Direção Viva', que orienta sobre atitudes seguras no trânsito. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde