HEGV comemora o Dia do Nutricionista com palestra e dicas de alimentação saudável

Colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ) comemoraram o Dia do Nutricionista (31/08). No auditório, aconteceu a palestra “Nutrição e Cuidados Paliativos”, ministrada pela nutricionista convidada Vanessa Oliveira. Ela abordou os princípios dos cuidados paliativos, entre eles a garantia de um sistema de apoio com toda a equipe assistencial para ajudar a família a lidar com a doença do paciente.

A psicóloga também citou os quatro pilares dos ‘Cuidados Paliativos'. São eles: controle dos sintomas, equipe multidisciplinar, comunicação e apoio à família. 

O evento foi organizado pela coordenadora de Nutrição Clínica, Cristieli Soares. Ela destacou a importância da data e explicou o papel do nutricionista dentro de um hospital de grande emergência. “O dia de hoje visa homenagear o profissional responsável pela dietoterapia dos pacientes internados. Em um hospital, como o HEGV, a atuação do nutricionista é fundamental para o tratamento e recuperação mais rápida dos pacientes. Nosso objetivo é garantir o aporte adequado de nutrientes, de acordo com as necessidades de cada um, o que será determinante para a melhora da evolução clínica”, disse. 

O Dia do Nutricionista também foi comemorado no refeitório da Unidade. A equipe da Cozinha produziu um painel que demostrava a quantidade de sal, açúcar e óleo em alguns alimentos industrializados, como por exemplo, refrigerante e biscoito recheado. Os colaboradores ganharam uma amostra de sal temperado com ervas, uma opção para reduzir o sódio na alimentação. Segundo a coordenadora da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Andrea da Cunha, o intuito foi informar que é possível, com ideias simples e econômicas, ter uma alimentação mais saudável no dia-a-dia

No Brasil, o Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, data de fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no Rio de Janeiro, no ano de 1949. Posteriormente, a ABN foi alterada para Federação Brasileira de Nutricionistas, sendo hoje a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde