Hospital Regional participa de projeto social em Santarém

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, participou, no dia 18/8, de mais uma edição do projeto “Viva a Vida”, promovido pelo Sistema Tapajós de Comunicação. A unidade de saúde levou consultas médicas e nutricionais e orientações sobre doações de órgãos à comunidade Tipizal, localizada no km 25 da Rodovia Curuá-Una. Mais de 50 atendimentos foram realizados.

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – gestora do HRBA, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – cedeu três médicos para participarem da ação. “Eu acho fantástica essa iniciativa do Hospital Regional, em conjunto com a ação ‘Viva a Vida’, porque traz para comunidades mais distantes e vemos que a procura é muito grande. E a ideia, com esse tipo de atendimento, é favorecer o acesso aos profissionais, favorecendo com que essas pessoas tenham acesso à saúde. Essa ação é fundamental, e a Pró-Saúde está de parabéns em apoiar iniciativas como essas, porque a população merece esse atendimento de qualidade que é oferecido”, afirma o médico Alberto Tolentino.

José do Carmo foi um dos atendidos pelos profissionais do HRBA. “Eu vim aqui, porque lá no posto tem que marcar, tem que esperar o médico, e aqui já é atendido rápido”, conta. O presidente da comunidade, Antônio Lima, ficou muito feliz em receber os parceiros do projeto. “É uma ação que nunca tivemos aqui, e, agora, chegou a nossa hora”.

A nutricionista Patrícia Chiba também esteve presente na ação. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com esses atendimentos, até porque é uma parcela da população que não consegue acessar esse tipo de serviço, que é mais especializado. É muito gratificante ver o quanto de melhoria nós conseguimos proporcionar”, diz.

A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital orientou as pessoas que estavam na ação sobre a importância da doação e como se dá o processo de captação e transplante. O HRBA está habilitado a fazer a captação de órgãos desde 2012.

Hospital

O Hospital Regional de Santarém é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas, oriundas de 20 municípios do Oeste do Pará.  Atualmente, no interior do Pará, o HRBA é a unidade de saúde que menos referencia pacientes para outros centros, ao mesmo tempo em que é o hospital que mais agrega especialidades de alta complexidade. São 30, incluindo Oncologia e Neurocirurgia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde