Ginástica laboral melhora motivação de colaboradores da Pró-Saúde no Metropolitano

Ferramenta útil para melhorar o condicionamento físico e desempenho dos trabalhadores, a ginástica laboral tem sido um importante aliado na motivação dos colaboradores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA).

A atividade faz parte do programa “HMUE Saudável”, uma iniciativa que implantou ações de promoção da saúde na unidade desde o mês de fevereiro de 2017. Na ginástica laboral, os colaboradores melhoram o condicionamento físico, combatem as tensões, além de trabalhar a redução do sedentarismo e a prevenção de doenças laboriais como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER).

Durante a semana, de segunda a quinta-feira, a fisioterapeuta do Trabalho, Daniella Tota Brito, percorre os setores do HMUE para levar aos trabalhadores as aulas de ginástica laboral. A chegada da profissional já é esperada em alguns setores como as diretorias Assistencial e Técnica.

Lá, as secretárias Jéssica Dominguez e Yoná Monteiro fazem os exercícios propostos por Daniella. Utilizando bolas e bambolês, a dupla segue as instruções da fisioterapeuta para condicionar e preparar a musculatura para mais um dia de trabalho em uma unidade de urgência e emergência.

Jéssica disse que a praticar a ginástica laboral tem sido uma atividade revigorante. “Nós ficamos ansiosas pela chegada da fisioterapeuta. Ela nos tira da cadeira, quebra nossa rotina com novidades. Gosto muito dos exercícios para a coluna. São maravilhosos”, apontou. Yoná concorda e acrescenta que os exercícios ajudam a melhorar o desconforto nos dias em que passa muito tempo sentada. “Acha vinda da Daniella muito positiva, nos ajuda a relaxar”, complementou.

A fisioterapeuta explicou seu método de trabalho para os diferentes setores. Nas áreas administrativas, o foco são atividades que trabalhem o alongamento do corpo. “Há setores em que trabalhamos bastante a parte posterior, especialmente a coluna”, explicou. “Em outros, como a Manutenção, trabalhamos o fortalecimento e preparo da musculatura para o serviço mais pesado”, continuou.

Daniella também disse que o aquecimento antes do início do trabalho é importante para evitar lesões. A assistente Administrativo da Manutenção, Janny Leão, incentiva os colegas do setor, a maioria homens, a participar das aulas. “A ginástica tem sido muito importante para ajudar nossos colaboradores que trabalham no operacional a ter mais disposição. Além de tudo, levanta a autoestima da gente e dá um impulso para continuarmos o dia trabalhando”, comentou.

Por uma vida melhor

O programa “HMUE Saudável” mensura o perfil dos colaboradores da unidade, gerenciada pela Pró-Saúde sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para identificar possíveis problemas com doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

A missão do programa é evitar o crescimento da obesidade e sedentarismo entre os colaboradores da Pró-Saúde no HMUE. Além das aulas de ginástica, o programa conta com um consultório nutricional sob responsabilidade do Serviço de Nutrição Dietética (SND), que elabora acompanhamento alimentar de acordo com o perfil de cada colaborador participante do projeto.

As aulas de ginástica laboral do HMUE acontecem às segundas, quartas e sextas, das 8h às 14h, e às terças e quintas, das 13h às 19h.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde