Hospital Yutaka Takeda realiza bate-papo sobre amamentação | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Hospital Yutaka Takeda realiza bate-papo sobre amamentação

04/08/2017

Hospital Yutaka Takeda realiza bate-papo sobre amamentação

Nesta quinta-feira, 3/8, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), realizou um bate-papo descontraído sobre alimentação saudável no período de amamentação, posições para amamentar, pega correta e sobre o papel da família nesse período, com as usuárias que realizam pré-natal na unidade e as que estavam consultando os seus bebês recém-nascidos. A ação, organizada pela Comissão de Humanização do hospital, foi em comemoração a Semana do Aleitamento Materno e teve como intuito estimular o aleitamento materno exclusivo na mãe até o sexto mês de vida do bebê.

A nutricionista Tamiris Dias, apresentou uma pirâmide de alimentos para as mamães, para reforçar que elas devem manter uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras, e alimentos que sejam boas fontes de proteínas, cálcio e ferro, além de ingerir líquidos durante o dia e praticar atividade física após liberação médica.

As participantes também foram alertadas de que, assim como ocorre durante a gravidez, a boa alimentação durante o aleitamento materno deve ser prioridade, pois garantirá o aporte adequado de nutrientes para que a mãe consiga manter a produção de leite em níveis adequados e o bebê possa beneficiar-se desse superalimento exclusivo até seis meses de idade.

Outro assunto que Tamiris abordou, foi que se algo na alimentação da mãe não está sendo bem aceito pelo bebê, como irritação, cólicas, gases, diarreias e algumas reações alérgicas serão o sinal de alerta para uma revisão na dieta, devendo então sempre buscar orientação com um nutricionista. Além disso, as mesmas ainda foram informadas que alguns estudos sugerem que o paladar do bebê começa a ser desenvolvido antes mesmo da introdução da alimentação complementar, sob a influência da alimentação da mãe, o paladar começa a se formar durante a gestação e amamentação. Nestas fases, quanto maior a variedade de alimentos saudáveis consumidos pela mamãe, mais o bebê estará familiarizado com aqueles sabores, facilitando o processo de introdução da alimentação complementar.

A nutricionista finalizou suas orientações ressaltando. “Não existe leite fraco. O que estimula a lactação não são alimentos, e sim quatro coisinhas básicas: descanso, apoio de familiares e amigos, a hidratação e a certeza de que o leite materno é o melhor alimento do mundo além de fortalecer ainda mais a conexão entre a mãe e o bebê através da amamentação”, disse Tamiris.

Para a usuária Layana Bezerra, o bate-papo foi bastante importante. “As palestras ajudam bastante porque nos repassa informações relevantes, tirando as nossas dúvidas”, comentou Layana.

Já a enfermeira Ana Paula Martins complementou a ação falando sobre os mitos e tabus que prejudicam o processo da amamentação. “Abordamos também a questão de preparar o bico do seio, e alertamos para a questão de evitar o aleitamento materno cruzado, onde outra pessoa amamenta o bebê, pois essa prática tem o risco de transmitir doenças para o bebê”, explicou Ana Paula. Durante a programação também foi mostrado na prática pela psicóloga Milena Falcão as posições de amamentação.

Mamãe pela segunda vez, Eloisa Silva, ficou muito satisfeita com as orientações. “Gostei muito das orientações, até porque amamentei a minha filha até dois anos. Achei bem legal conhecer as posições para amamentar que ajudam na boa pega do bebê, já que eu só conhecia uma”, relatou Eloisa.

A assistente social, Socorro Rezende, enfatizou sobre a contribuição da família no processo de amamentação, como encorajar e incentivar a mãe a amamentar, ajudar nos cuidados com a casa o com os outros filhos, caso a família já tenha, entre outras orientações.

Logo após o bate-papo as mamães foram convidas a se servir na mesa frutas prepara para a ocasião.

Projeto

O Hospital Yutaka Takeda incentiva a questão da amamentação na unidade e para isso possui o projeto “Amigo do Peito”, que consiste na orientação as puérperas sobre a importância de amamentar, boa pega e posições de amamentação confortáveis para a mãe e para o bebê. A unidade também promove trimestralmente o curso para gestantes “Laços de Ternura”, que aborda o assunto.

 

+ Notícias

23/01/2019 - Hospital Materno-Infantil de Barcarena participa da 1º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde

23/01/2019 - HEGV participa da Semana de Farmácia Hospitalar

23/01/2019 - As 10 principais ameaças para a saúde em 2019

23/01/2019 - CFM divulga que metade das prefeituras gastam menos de R$403 ao ano na saúde

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade