Hospital de Altamira alerta sobre acidentes com materiais perfurocortantes | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Hospital de Altamira alerta sobre acidentes com materiais perfurocortantes

04/08/2017

Trabalhadora da limpeza de um hospital, Laura Batista, de 25 anos, machucou-se em uma das tarefas. Enquanto juntava um saco de lixo, teve sua perna furada por uma agulha que foi descartada em local inadequado. Para evitar qualquer tipo de infecção, ela passou um mês tomando um coquetel de remédios e mais cinco meses realizando exames periódicos.

 “Eu fiquei muito desesperada. Chorei bastante, fiquei nervosa. Eu estava amamentando minha filha de um ano e tive que parar, não pude mais. Fui conversar com uma psicóloga, não sabia como chegar em casa e contar ao meu marido. Depois o tempo foi passando e eu me conformei com o que tinha acontecido”, conta Batista.

O nome utilizado acima é fictício, para preservar a identidade da personagem. Mas a história é real e, infelizmente, é mais comum do que se pode imaginar. E exatamente para ajudar a prevenir os riscos de acidentes de trabalho como este no ambiente hospitalar, é que acontece, nesta semana, a 10ª edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira-PA, que este ano foca os casos com materiais perfurocortantes como tema principal.

 “O Brasil é o quarto país onde mais se acidentam e morrem pessoas no trabalho, no mundo inteiro. Dos acidentes com perfurocortantes, 25% das pessoas que se furam contraem algum tipo de doença contagiosa, como a Hepatite B, por exemplo. Desses 25%, 5% morrem em decorrência da doença, quando não seguem o procedimento correto”, explica o técnico de segurança do trabalho Eginaldo Maia, um dos palestrantes da X SIPAT.

A unidade reafirma seu compromisso e zelo com a segurança dos colaboradores, ao promover um momento de conscientização aos riscos existentes na rotina de trabalho.  “Desde 2012 que fazemos um trabalho de prevenção e análise de riscos na unidade. E vemos uma queda bastante satisfatória no número de casos, principalmente do ano passado para este, quando registramos uma diminuição de 50% nos acidentes”, complementa Maia.

“A nossa SIPAT chega ao décimo ano e nós a consideramos muito importante porque nesta semana nós fazemos uma conscientização mais efetiva ao nosso colaborador, da importância de ele conhecer e utilizar todas as nossas ferramentas de prevenção a acidentes de trabalho. Além de oferecermos todos os recursos e equipamentos necessários, é importante que o colaborador saiba como usá-los. A gente preza muito e incentiva a participação dos colaboradores na SIPAT, porque sabemos que se ela for bem feita, poderemos evitar muitos acidentes durante o ano”, ressaltou o diretor-geral do HRPT, Edson Primo, acerca do objetivo principal do evento.

Programação

A programação começou na segunda-feira, 31/7, e segue até esta sexta, 4/8. Durante os três turnos – manhã, tarde e noite – colaboradores assistem a palestras sobre vários assuntos voltados à segurança do trabalhador. A unidade conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), do Distrito Quatro Xingu de Alcoólicos Anônimos (AA), além dos colaboradores André Carvalho (fisioterapeuta), Pedro Guilherme (médico do trabalho) e Janete Briana (enfermeira), e do técnico em segurança do trabalho, Eginaldo Maia, que abriu o primeiro dia da SIPAT com a palestra “Acidentes de trabalho e suas conseqüências”.

Além dos acidentes com materiais perfurocortantes, a X SIPAT aborda outros temas como o alcoolismo, trânsito facilitador, dor lombar, AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de acidentes com materiais biológicos. Ao final de todas as palestras, o ministrante recebe uma carta de agradecimento da unidade pela participação. Os colaboradores também concorrem a brindes durante a programação. O evento é coordenado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HRPT.

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho do Hospital Regional Público da Transamazônica acorda com a responsabilidade social da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora da unidade desde a inauguração, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que prega o respeito e a valorização ao ser humano e ao meio-ambiente. Desde 2003, a Pró-Saúde vem adotando em seu modelo de gestão valores que visam fortalecer o relacionamento entre o público e a comunidade por meio de um serviço de qualidade e apoio para o desenvolvimento social.

 

+ Notícias

23/01/2019 - Hospital Materno-Infantil de Barcarena participa da 1º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde

23/01/2019 - HEGV participa da Semana de Farmácia Hospitalar

23/01/2019 - As 10 principais ameaças para a saúde em 2019

23/01/2019 - CFM divulga que metade das prefeituras gastam menos de R$403 ao ano na saúde

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade