”Doutores da Alegria” são atração desta sexta na colônia de férias do Hospital Oncológico Infantil

Nesta sexta-feira, 28/7, a programação da colônia de férias do Hospital Oncológico Infantil, de Belém (PA), terá encontros de meninos e meninas em tratamento no hospital com o grupo Doutores da Alegria. A programação agendada com os voluntários ocorrerá das 16h às 18h, e é mais uma das ações especiais previstas pelo hospital para o mês de julho.

Durante essas férias escolares, crianças, adolescentes e familiares que acompanham os tratamentos no Oncológico vêm participando de várias vivências ao ar livre e também de atividades lúdicas que incentivam práticas saudáveis e experiências culturais e esportivas.

As atividades da Colônia de Férias do Oncológico são amparadas pelos cuidados assistenciais do hospital, atentos sempre ao estado de saúde de cada uma das crianças e jovens. Temas educativos sobre saúde e relativos à atenção aos próprios tratamentos vêm sendo abordados de forma lúdica na programação, iniciada no dia 7/7 e agendada para todas as sextas-feiras do mês, até 28/7.

Além das atividades das sextas-feiras, na última quarta, 26/7, outra atração foi oferecida às crianças e jovens de até 19 anos que estão em internação no hospital. Um luau realizado ao ar livre, no último andar da unidade, tirou meninos em meninas em tratamento de seus leitos, entre as 19h e 21h. Lá eles puderam jogar conversa fora olhar a noite estrelada. O luau teve participação do músico Guto Risuenho, da banda Balada.com.

Além do luau oferecido aos adolescentes do hospital, na tarde desta mesma quarta-feira as crianças que participam da colônia de férias também brincaram com uma maquete que simulava o trânsito numa cidade, com a ajuda de minirrobôs programados para obedecer regras de trânsito. O modelo, que reproduzia a circulação de carros num bairro fictício, foi construído por voluntários do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU). A atividade ocorreu à tarde, na brinquedoteca do segundo andar.

Apoio a cuidados

Na primeira sexta-feira (7/7), a programação da Colônia de Férias do Oncológico teve contação de histórias com bonecos, brincadeiras musicais e oficina de artes. Na segunda programação (14/7), a agenda foi marcada por um encontro com os jogadores do time Legião Futebol Americano, além de brincadeiras várias, como disputas de futebol de tecido.

Na última sexta-feira (21/7), os meninos e meninas internados no hospital assistiram à peça de teatro de bonecos “A cesta da dona Maricota”, sobre alimentação saudável, e ainda participaram do jogo de trilha OncoJúnior, com perguntas e respostas sobre bons hábitos no tratamento contra o câncer. A ação teve apoio de voluntários do Instituto Áster.

Atividades

Para participarem da colônia de férias do hospital, os meninos e meninas do Oncológico passam por uma triagem realizada pela equipe médica, antes do início das atividades. Assim, também são checados os pacientes que precisam cumprir agendas de procedimentos ou exames externos.

Para os pacientes que não puderem participar da programação da colônia de férias, também vêm sendo realizadas outras atividades nos leitos. Além das crianças e jovens atendidos, os acompanhantes também vêm contando com atividades especiais, oferecidas pela equipe multiprofissional do Oncológico e também por voluntários que atuam junto ao estabelecimento.

As atrações da Colônia de Férias do Oncológico vêm incluindo ainda oficinas de pintura e música e jogos com dinâmicas adequadas a várias condições de acessibilidade. Além do cardápio semanal garantido aos pacientes e acompanhantes do hospital, lanches também serão oferecidos aos participantes, incluindo pipoca, sucos e chopes de frutas.

Segundo avalia Paula Viana, coordenadora de Humanização do Oncológico, as brincadeiras e lições envolvendo opções de lazer e acesso a conteúdos ligados a cultura, esportes, saúde e segurança ajudam a manter um estado emocional positivo e melhora a adesão das crianças e jovens aos tratamentos.

Referência

Inaugurado em outubro de 2015, e gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil oferece atendimento público especializado, voltado ao tratamento em oncologia para crianças e jovens de zero a 19 anos. Atualmente a unidade é referência neste tipo de atenção no Norte e Nordeste. Cerca 650 crianças e adolescentes fazem hoje tratamento no hospital.

A cada mês, o estabelecimento realiza em média cerca de 684 consultas ambulatoriais, 2.716 sessões de quimioterapia, 76 cirurgias e 12.165 exames de análise clínicas, além de 145 internações. Dos 89 leitos disponíveis no Oncológico, dez são destinados à UTI. O hospital também oferece atendimento de pronto socorro 24 horas para os seus pacientes em tratamento.

Entre janeiro de 2016 a junho de 2017, o hospital realizou 9.467 consultas ambulatoriais; 41.454 infusões quimioterápicas; 811 cirurgias; 213.964 serviços de diagnóstico e tratamento; e 205.165 exames de análises clínicas; além de um volume total de 29.995 atendimentos a pacientes.

O Oncológico Infantil quintuplicou a oferta de leitos para tratamento do câncer entre crianças e adolescentes no Pará. E, desde que o hospital passou a funcionar, em 2015, o Estado não tem mais filas de espera para atendimento ou internação para cuidados oncológicos de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos.

Agenda

Tema: Colônia de Férias do Hospital Oncológico Infantil
Quando: de 7 a 28/7, sempre às sextas, das 15h às 17h, além de luau dia 25/7, das 19h às 21h.
Onde: Hospital Oncológico Infantil (travessa 14 de Abril, 1394, São Brás).

Programação

28/7 – Sexta-feira
– Atividade dos voluntários Doutores da Alegria (16h às 18h).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde