Jovens internados participam de luau em colônia de férias no Hospital Oncológico Infantil

Música, bate-papo e atividades que ajudam a cuidar da saúde – tudo ao ar livre, sob a luz das estrelas e ao luar, no terraço do quinto andar do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, de Belém. Assim será a noite desta terça-feira (25/7), para alguns dos adolescentes em tratamento no estabelecimento. Eles participarão de um luau, especialmente agendado pela colônia de férias oferecida a acompanhantes e usuários internados na instituição. A programação ocorrerá entre as 19h e 21h.

Durante as férias escolares de julho, crianças, adolescentes e familiares que acompanham os tratamentos no Oncológico Infantil vêm participando de várias vivências e atividades lúdicas que incentivam práticas saudáveis e experiências culturais e esportivas. As atividades da Colônia de Férias do Oncológico Infantil são monitoradas pela área assistencial do hospital, atentando sempre ao estado de saúde de cada uma das crianças e jovens. Temas educativos sobre saúde e também relativos à atenção aos próprios tratamentos vêm sendo abordados de forma lúdica na programação, iniciada no último dia 7/7 e agendada para todas as sextas-feiras de julho.

Na primeira sexta-feira (7/7), a programação da Colônia de Férias do Oncológico Infantil teve contação de histórias com bonecos, brincadeiras musicais e oficina de artes. Na segunda programação (14/7), a agenda foi marcada por um encontro com os jogadores do time Legião Futebol Americano, além de brincadeiras várias, como disputas de futebol de tecido.

Na última sexta-feira (21/7), os meninos e meninas internados no hospital assistiram à peça de teatro de bonecos “A cesta da dona Maricota”, sobre alimentação saudável, e ainda participaram do jogo de trilha OncoJúnior, com perguntas e respostas sobre bons hábitos no tratamento contra o câncer. A ação teve apoio de voluntários do Instituto Áster.

Na próxima sexta-feira (28/7), a programação terá encontros com os voluntários do grupo Doutores da Alegria, além de brincadeiras no Circuito Cidade do Trânsito. Realizada com apoio do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), a atividade faz parte do programa Direção Viva, ação permanente que é mantida em todos os hospitais públicos gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, como o Oncológico Infantil.

Através de atividades voltadas à educação em saúde, como foco na formação para o trânsito, o programa “Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro”, tem como meta conscientizar a população sobre os impactos sociais e também sobre as sequelas causadas pelos traumas ligados a acidentes nas ruas e estradas, bem como formar agentes multiplicadores para o combate à violência no trânsito.

Atividades

Para participarem da colônia de férias do hospital, os meninos e meninas do Oncológico Infantil passam por uma triagem realizada pela equipe médica, antes do início das atividades. Assim, também são checados os pacientes que precisam cumprir agendas de procedimentos ou exames externos.

Para os pacientes que não puderem participar da programação da colônia de férias, também vêm sendo realizadas outras atividades nos leitos. Além das crianças e jovens atendidos, os acompanhantes também vêm contando com atividades especiais, oferecidas pela equipe multiprofissional do Oncológico Infantil e também por voluntários que atuam junto ao estabelecimento.

As atrações da Colônia de Férias do Oncológico Infantil vêm incluindo ainda oficinas de pintura e música e jogos com dinâmicas adequadas a várias condições de acessibilidade. Além do cardápio semanal garantido aos pacientes e acompanhantes do hospital, lanches também serão oferecidos aos participantes, incluindo pipoca, sucos e chopes de frutas.

Segundo avalia Paula Viana, coordenadora de Humanização do Oncológico Infantil, as brincadeiras e lições envolvendo opções de lazer e acesso aos conteúdos ligados a cultura, esportes, saúde e segurança ajudam a manter um estado emocional positivo e melhora a adesão das crianças e jovens aos tratamentos.

Referência

Inaugurado em outubro de 2015, e gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil oferece atendimento público especializado, voltado ao tratamento em oncologia para crianças e jovens de zero a 19 anos. Atualmente a unidade é referência neste tipo de atenção no Norte e Nordeste. Cerca 650 crianças e adolescentes fazem hoje tratamento no hospital.

A cada mês, o estabelecimento realiza em média cerca de 684 consultas ambulatoriais, 2.716 sessões de quimioterapia, 76 cirurgias e 12.165 exames de análise clínicas, além de 145 internações. Dos 89 leitos disponíveis no Oncológico Infantil, dez são destinados à UTI. O hospital também oferece atendimento de pronto socorro 24 horas para os seus pacientes em tratamento.

Entre janeiro de 2016 a junho de 2017, o hospital realizou 9.467 consultas ambulatoriais; 41.454 infusões quimioterápicas; 811 cirurgias; 213.964 serviços de diagnóstico e tratamento; e 205.165 exames de análises clínicas; além de um volume total de 29.995 atendimentos a pacientes.

O Oncológico Infantil quintuplicou a oferta de leitos para tratamento do câncer entre crianças e adolescentes no Pará. E, desde que o hospital passou a funcionar, em 2015, o Estado não tem mais filas de espera para atendimento ou internação para cuidados oncológicos de crianças e adolescentes entre zero e 19 anos.

Colônia de Férias do Hospital Oncológico Infantil
Quando: de 7 a 28/7, sempre às sextas, das 15h às 17h, além de luau dia 25/7, das 19h às 21h.
Onde: Hospital Oncológico Infantil (travessa 14 de Abril, 1394, São Brás).

Programação

25/07 – Terça-feira
– Luau com adolescentes e acompanhantes (das 19h às 21h).

28/07 – Sexta-feira
– Circuito Cidade do Trânsito e programa Direção Viva
– Atividade dos voluntários Doutores da Alegria.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde