“Amiguinho do Metropolitano” reforça compromisso do HMUE com humanização e sustentabilidade | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

“Amiguinho do Metropolitano” reforça compromisso do HMUE com humanização e sustentabilidade

21/07/2017

“Amiguinho do Metropolitano” reforça compromisso do HMUE com humanização e sustentabilidade

Quando se acidentou em um barco no rio Anapu, município de Igarapé Miri (PA), o menino L.J.S.S., de 11 anos, não imaginava que uma de suas companhias em um hospital seria um boneco terapêutico confeccionado com materiais prontos para serem descartados.

L. é um dos pacientes que recebeu o “Amiguinho do Metropolitano”, um boneco terapêutico lançado pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), nesta quinta-feira, 20/7. A data, coincidentemente, também marca o Dia do Amigo.

O “Amiguinho” é a primeira Ação do Bem desenvolvida na unidade para comemorar os 50 anos da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade gestora do Metropolitano sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O lançamento do boneco aconteceu durante uma manhã festiva no HMUE para levar os pequenos de volta às brincadeiras típicas das férias de julho nas praias e balneários do Pará. A decoração temática trazia boias coloridas, guarda sol e muitas flores. Com o cenário montado, o colaborador Romilson da Conceição, do setor de Higienização e Limpeza, entrou na recepção do HMUE caracterizado como o “Amiguinho do Metropolitano”.

O colaborador e os diretores da unidade distribuíram os kits com o boneco terapêutico. O projeto que criou o “Amiguinho” foi concebido por colaboradores do setor de Processamento de Roupas com a orientação da Diretoria de Apoio. A iniciativa levou em consideração dois princípios praticados no HMUE: humanização e sustentabilidade. O brinquedo é feito com materiais que seriam descartados.

No corpo, o “Amiguinho” traz enchimento feito com pequenos pedaços de colchão piramidal, um material originalmente utilizado para prevenir lesões por pressão nos pacientes. As feições infantis no boneco foram desenhadas pelas costureiras da unidade, que vem acompanhado de uma gravatinha representada por um boto.

Cada peça foi entregue aos pacientes dentro de uma mochilinha feita com manta SMS. O material em polipropileno envolve as caixas de instrumentos cirúrgicos do hospital. Após a abertura das caixas, o tecido era descartado.

Durante a apresentação do projeto, o diretor de Apoio, Benjamin Ferreira Neto, destacou a iniciativa das colaboradoras da Costura em captarem a necessidade da criação de um projeto que contemplasse as crianças atendidas no Metropolitano e ao mesmo tempo aliasse princípios éticos como a sustentabilidade. O gestor destacou que o “Amiguinho” traz valor sentimental para as crianças que tiverem contato com o boneco terapêutico. “O ambiente hospitalar não é agradável para as crianças. O Amiguinho serve de auxílio a elas neste momento”, afirmou.

Quem também ressaltou a iniciativa dos colaboradores do Serviço de Processamento de Roupas foi a diretora Assistencial, Ivanete Prestes Roberti. Na opinião da gestora, uma ferramenta de humanização como o “Amiguinho” dá suporte emocional às crianças internadas na unidade e mostra que todos os colaboradores podem ter boas ideias para melhorar a assistência ao paciente.

“Nossas meninas estão de parabéns. Toda a equipe que organizou está de parabéns. É muito bom ver que todos os colaboradores se preocupam com os nossos pacientes”, disse Ivanete. A equipe responsável pelo projeto foi homenageada com a entrega de certificados, nos quais a Pró-Saúde agradeceu a participação dos colaboradores na criação do projeto.  

O diretor-geral do HMUE, Rogério Kuntz, destacou o lançamento do 'Amiguinho do Metropolitano' como a primeira Ação do Bem da unidade para lembrar os 50 anos da Pró-Saúde. Ele lembrou que o tratamento dentro de um hospital costuma consumir o tempo do paciente e dos familiares. 'Ninguém gosta de estar dentro de um hospital. Esperamos que o Amiguinho ajude no tratamento das crianças e que a iniciativa venha a amenizar um pouco a dor pela qual elas passam', falou.

 

+ Notícias

17/01/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2018 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2018 - Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2018 - Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2018 - Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2018 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2018 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso

07/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza formatura de ABC para paciente internado no Centro de Tratamento de Queimados

02/01/2018 - Mãe e bebê prematuro recebem visita familiar para o Natal no Hospital Materno Infantil de Barcarena

02/01/2019 - Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

02/01/2019 - Hospital 5 de Outubro realiza programação musical de Natal

02/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza VI Semana SIPAT

28/12/2018 - CEIs participam de avaliação anual e promovem planejamento para 2019

28/12/2018 - Funcionários do HRPT fazem ceia de Natal para pacientes