Hospital Regional de Marabá reforça práticas seguras para o uso de medicamentos | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Hospital Regional de Marabá reforça práticas seguras para o uso de medicamentos

06/07/2017

Hospital Regional de Marabá reforça práticas seguras para o uso de medicamentos

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios da região, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, adota uma série de protocolos para garantir a segurança dos pacientes atendidos na instituição. Um deles é o Protocolo de Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, que foi tema de um treinamento realizado pela diretoria de Enfermagem, com o apoio do setor de Farmácia e do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, para enfermeiros e técnicos de Enfermagem do hospital.  

As orientações contemplaram todas as etapas da terapia medicamentosa em unidades hospitalares, desde a prescrição médica até a administração no paciente, a fim de reforçar práticas que ajudam a prevenir eventos adversos relacionamentos ao uso de remédios. 

Segundo o diretor de Enfermagem do HRSP, Leisson Pinheiro, entre as estratégias adotadas para garantir a administração segura de medicações destaca-se a regra dos ''nove certos'', orientada pelo Ministério da Saúde. ''Neste treinamento, que atendeu todos os turnos, adotamos uma metodologia que, de forma prática, explicou a essência do protocolo e os principais momentos em que podem haver falhas. Além disso, reforçamos os nove pontos que devem ser checados sempre pelo profissional antes da administração do medicamento: paciente, droga, via, dose, hora, documentação, ação da droga, forma e resposta'', comentou o gestor. 

Durante o treinamento, também foi reforçada a importância da identificação e do cuidado com medicamentos de alta vigilância, que possuem maior potencial de provocar dano no paciente quando há erro de utilização, como sedativos, insulinas e eletrólitos de alta concentração. 

A técnica de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Débora Raquel Gomes, participou da orientação. ''É importante identificar corretamente as medicações, porque nos dedicamos a cuidar bem do paciente. Por exemplo, achei muito bom quando o hospital passou a utilizar a pulseira de identificação de alergias. Assim, quando o paciente sai da clínica e chega ao Centro Cirúrgico, antes mesmo de olharmos o prontuário, já sabemos da informação e avisamos o anestesista e o cirurgião''. A pulseira a que a técnica se refere é uma identificação vermelha, que fica no braço de pacientes alérgicos a alguma fórmula. Essa informação é indicada também na cabeceira do leito, bem como no prontuário do paciente. 

Protocolos

Estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente integram o Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos da área no País. 

Unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Sudeste do Pará adota oito protocolos que integram o programa nacional. São eles: identificação do paciente; prevenção de lesão por pressão; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; prevenção de quedas; cirurgia segura; prática de higiene das mãos;segurança na comunicação entre os profissionais de saúde e transfusão de sangue.

De acordo com o diretor-geral da instituição, Valdemir Girato, ferramentas como essa melhoram os indicadores e reduzem os custos da internação. ''Com a implantação e o acompanhamento dos protocolos, conseguimos diminuir o tempo de permanência do paciente na unidade, os custos, as taxas de infecção hospitalar e a mortalidade, dentre outros indicadores. Os protocolos também dão maior segurança para atuação dos profissionais na assistência, bem como refletem no índice mensal de satisfação do usuário, que é, em média, de 98%'', comentou  o administrador.

 

+ Notícias

18/01/2018 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2018 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2018 - Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2018 - Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2018 - Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2018 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2018 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso

07/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza formatura de ABC para paciente internado no Centro de Tratamento de Queimados

02/01/2018 - Mãe e bebê prematuro recebem visita familiar para o Natal no Hospital Materno Infantil de Barcarena

02/01/2019 - Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

02/01/2019 - Hospital 5 de Outubro realiza programação musical de Natal

02/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza VI Semana SIPAT