HEGV comemora a Semana da Enfermagem com momentos de homenagens e descontração

O Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), comemorou a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem com palestras e dinâmicas de grupo, no auditório da unidade. O tema deste ano foi “A Enfermagem na linha de frente transformando o cuidado”, cuja ideia foi ressaltar o papel do profissional de enfermagem à beira do leito, no contato direto com o paciente.

“Acompanho o Hospital Estadual Getúlio Vargas desde 2011. De 2014 para cá, sobretudo, a transformação é visível. A crescente demanda vem transformando o cuidado. Exigiu qualificação das equipes. E hoje temos aqui uma equipe que buscou aprimoramento com foco no atendimento humanizado”, destacou a representante de enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde, Silvana Pereira.

Além dela, integraram também a mesa de abertura da solenidade: Hércules Ferreira Mendes, do Conselho Gestor do HEGV; Marcos S. Nepomuceno, presidente da Associação de Funcionários do HEGV; Aisar Santana, do COREN-RJ; e ainda os diretores do HEGV, Marcel Augusto Oliveira, Fernando Mendonça, Paulo Ricardo Lopes Costa e Mauro Bizzo. Todos parabenizaram a equipe de enfermagem e destacaram a importância deste profissional no dia-a-dia da unidade hospitalar.

Um coral, formado pelos colaboradores do HEGV: Washington Alves Victor, assistente Administrativo do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP); Jullyanna Oliveira da Silva, auxiliar Administrativo da Ortopedia; Suzana Martins, auxiliar Administrativo do RH; Joelma Franklim, técnica de Enfermagem do CTI 1, William Alves, assistente Administrativo do Almoxarifado, e Kelly de Souza Barros, supervisora de Enfermagem, se apresentou e emocionou o público. Em um telão, foram exibidas fotos de toda equipe de Enfermagem da unidade. Uma gincana, com as brincadeiras como “Dança da Cadeira” e “Acerte a Música”, dentre outras, animou os colaboradores. Houve entrega de troféus para as duas equipes e também sorteio de brindes.

O diretor de Enfermagem do HEGV, Fernando Mendonça, participou das atividades no auditório e destacou que o principal objetivo foi, além da homenagem, proporcionar momentos de lazer para equipe. “A categoria está sempre em constante aprendizado, participando de cursos e treinamentos. Por isso, pensamos em oferecer um pouco de descontração. Foi um dia muito agradável, no qual pudemos nos emocionar, rir e, acima de tudo, valorizar toda os profissionais da Enfermagem do HEGV”, ressaltou. Durante todo o dia, foram oferecidas sessões de auriculoterapia, limpeza de pele e maquiagem. O evento comemorativo da 78ª Semana Brasileira de Enfermagem foi promovido pela Comissão formada pelas coordenadoras de Enfermagem Daniele Madureira; Eliane Casanova; Roberta Lemos, e Lilian Simone.

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery. No dia 12/05, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeiro(a), e no dia 20/05, o do Técnico de Enfermagem e do Auxiliar em Enfermagem.  No Brasil, a data foi instituída em 1938 pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek, assinou um decreto, oficializando a Semana da Enfermagem.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde