Hospital 5 de Outubro promove treinamento sobre manipulação de alimentos

Toda manipulação de alimentos requer cuidados básicos para garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde de quem irá consumi-los. Por este motivo, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), promoveu a capacitação de seus colaboradores sobre boas práticas de manipulação de alimentos na unidade, nos dias 28 e 29/3.

Organizada pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), a ação teve como objetivo repassar com os profissionais conceitos extremamente relevantes como: segurança alimentar, contaminantes alimentares, microorganismos e sua classificação e medidas de controle, para garantir um serviço alimentar seguro para usuários e colaboradores. A inciativa foi conduzida pela nutricionista Thyelle Loriato Ferreira.

Todos os temas discutidos estão na resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, abrangendo os procedimentos que devem ser adotados nos serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

Para a cozinheira Maria Inêz Oliveira, o treinamento foi bastante esclarecedor. “Foi muito bom e importante para gente, pois não sabemos de tudo. Estamos evoluindo a cada dia, ampliando o nosso conhecimento sobre cozinha profissional e os cuidados com pacientes e colaboradores”, disse Maria. O auxiliar de serviços gerais, Edson Ribeiro, também aprovou a ação. “Eu achei o treinamento ótimo. Aprendi coisas importantes que vou levar para a vida toda”, comentou Edson.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde