Hospital Regional de Santarém capacita preceptores que atuam na área de ensino da unidade

Referência na região do oeste do Pará, por atuar na formação de profissionais em saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), promoveu a capacitação de preceptores – aquele que conduz e supervisiona estudantes de graduação e pós-graduação – a fim de aproximar e unificar a realidade do ensino promovido dentro da sala de aula, com a realidade vivenciada na prática, dentro de uma unidade hospitalar.

O HRBA é um centro formador de profissionais, reconhecido e certificado pelos ministérios da Saúde e da Educação desde 2014. A instituição tem na missão institucional o objetivo de aliar o ensino e a pesquisa à assistência. Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa, Luís Fernando Gouvêa, a capacitação dos preceptores propicia que o profissional das instituições de ensino, falem a mesma linguagem do hospital. “O objetivo da capacitação é frisar a importância de que todos pensem em trabalhar de forma igualitária, buscando orientar os alunos no hospital, para que possam difundir esse conhecimento, porque nós temos a função sim, de colaborar na formação desses profissionais e também de fazer uma assistência de excelência”, relata.

Ao todo, cerca de 30 preceptores participaram da capacitação, ocorrida na última semana. Segundo a enfermeira Antônia Regiane, uma das preceptoras do curso de Enfermagem da Faculdades Integradas do Tapajós, a qualificação foi muito importante, tanto para os alunos, quanto para os profissionais. “Estamos em um hospital que tem certificação de qualidade ONA 3 – Acreditado com Excelência, o que representa o nível máximo de excelência no atendimento prestado à população, nos garantindo um aprendizado diferenciado”, relata.

Segundo o diretor-geral do hospital, Hebert Moreschi, a capacitação é realizada anualmente. “Um preceptor alinhado com as diretrizes do hospital, que conheça a rotina de funcionamento e que estiver preparado para revisar a preceptoria, com certeza contribuirá de maneira muito importante para a formação do profissional. Por isso, estamos investindo, em parceria com as outras instituições de ensino, para que nós tenhamos a formação de preceptores com qualidade”, diz o diretor.

Moreschi reforça ainda a importância de capacitar preceptores, em uma região como o oeste do Pará. “A região ainda possui um número insuficiente de profissionais de saúde, o que contrasta com a necessidade da população em ser assistida. Por isso, nós temos a missão sim, de ser um hospital formador de profissionais com excelência, que possam atuar em Santarém, e nos municípios vizinhos”, diz.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde