Hospital Yutaka Takeda promove palestra sobre ergonomia

Postura correta ao sentar, levantar ou deslocar materiais pesados, bem como o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e até mesmo o melhor aproveitamento do tempo de intervalo de descanso, foram alguns dos assuntos tratados pelo Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, na última semana, durante um ciclo de palestras sobre ergonomia, que é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho.

A atividade, organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), faz parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), e teve como base a Norma Regulamentadora 17 (NR17), que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, e ainda prevenir acidentes laborais.

Segundo a fisioterapeuta do hospital, Lilian Monteiro, a iniciativa visa despertar no colaborador o interesse de cuidar da saúde no ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável e confortável. “Todos os dias fazemos coisas erradas, não tiramos nosso horário de descanso como deveríamos, não prestamos atenção na nossa postura ao levantarmos, sentarmos e outras coisas mais, que normalmente passam despercebidas durante o dia, e que são prejudiciais a nossa saúde, a curto e a longo prazo” relata.

Lilian abordou em sua palestra, as maneiras corretas de levantar, transportar e descarregar materiais. Ela também falou sobre os mobiliários adequados inseridos nos postos de trabalho, bem como a importância da ginástica laboral. “Me sinto feliz em poder contribuir. Inclusive, depois da palestra, já fui abordada por colaborador no corredor, só para me dizer que o horário de descanso já está sendo melhor aproveitado, isso é maravilhoso”, comemorou a fisioterapeuta.

Para a assistente Administrativa, Sibele Vilar, as informações repassadas foram de grande valia. “O que mais me chamou atenção foi a parte postural, pois nunca havia me atentado para isso, mas quando chega no final do dia, geralmente estou cheia de dores nas costas”, comentou a colaboradora, que também fez questão de ressaltar que hábitos saudáveis, como a postura correta, podem sim, minimizar o aparecimento de doenças.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde