Aleitamento materno: assunto interessa futuras mães e pais também

Nesta segunda-feira, dia 07, a equipe do Banco de Leite Humano de Jundiaí realizou um encontro com mães, futuras mães e até pais interessados em aprender um pouco mais sobre os benefícios do aleitamento materno. A ação ocorreu no Hospital Universitário (HU) e foi aberta para a população. “É a primeira vez que eu participo, gostei muito. É natural que surjam muitas dúvidas durante os nove meses de gestação e contar com pessoas preparadas para esclarecê-las nos dá mais segurança”, conta Regina Márcia Gonçalves, 36 anos, grávida de seis meses.

Na oportunidade, os participantes esclareceram dúvidas relacionadas às dificuldades do bebê pegar o peito; formas de estímulo; tempo certo entre as mamadas; idade ideal para introdução de novos alimentos e tudo mais. Também foi aborda a importância da doação de leite humano para os bebês que não podem ser amamentados pela própria mãe; quem pode doar leite; como fazer a doação; como retirar o leite para doação; como manter e conservar; e outros aspectos.

 

Muitos questionamentos

 

E não foi só sobre amamentação que o grupo conversou. Ainda existem muitas perguntas para as quais mães e pais, especialmente os de primeira viagem, não têm respostas. Por essa razão, o encontro abrange também formas de identificar o momento certo do trabalho de parto, frequência com a qual o bebê se movimenta na barriga da mãe, exercícios de ajudam no processo de dilatação, a lei do acompanhante e todo tipo de dúvida que venha a surgir.

Francisco de Castro, 40 anos veio acompanhado da esposa, Maria Aparecida de Castro, 38 anos, grávida de quatro meses. Segundo ele, é importante o pai dividir com a mãe as dúvidas e as informações relevantes para escolher a melhor maneira de ter o bebê e depois cuidar do pequeno. “Como diz o ditado, não basta ser pai, tem que participar e é isso que estou fazendo com muito orgulho e amor”, diz.

Depois do bate-papo, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Hospital Universitário, bem como os quartos, os leitos, centro cirúrgico e demais diferenciais. O próximo encontro está programado para o início do mês de dezembro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde