Canto Seguro: ação voltou os cinco sentidos para saúde do colaborador do Oncológico Infantil | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Canto Seguro: ação voltou os cinco sentidos para saúde do colaborador do Oncológico Infantil

01/11/2016

Canto Seguro: ação voltou os cinco sentidos para saúde do colaborador do Oncológico Infantil

Os andares e todos os turnos de trabalho do hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), foram impregnados pelo conceito e prática de qualidade de vida do colaborador, nos dias 27 e 28/10. O 'Canto Seguro: mais Saúde, mais vida' é o programa voltado para a saúde e bem-estar dos trabalhadores da unidade e teve a sua primeira edição em outubro, mês de um ano de aniversário da instituição.

A abertura do evento já foi quebrando protocolos e colocou todo mundo 'na pista', no Solarium. Atentos aos movimentos do professor Reinaldo Chaves, dezenas de colaboradores já começaram a manhã da quinta-feira dançando. Depois foi hora de colocar os ouvidos atentos na palestra sobre câncer de mama com a enfermeira especialista em oncologia e obstetrícia da coordenação estadual de Atenção Oncológica, Michele Monteiro. Para Michele, ações que voltam a atenção para a saúde do trabalhador da área de saúde são imprescindíveis. “Nós muitas vezes conhecemos na teoria e não aplicamos na prática, falamos com as pessoas que estão mais no nosso dia a dia, mas na correria esquecemos de falar com nós mesmas, por vezes procrastinamos muito. Aqui no estado do Pará priorizamos falar com o grande público e principalmente com os profissionais de saúde', explicou a especialista. 

O evento também trouxe temas que focaram no cuidado que os profissionais da saúde devem aplicar no seu dia a dia. 'Não vamos esperar que alguém venha e nos fale o momento de fazer ginástica laboral. Trabalhou uma hora sentado, lembra: vou esticar meu braço, esticar meu corpo! Isso vai ajudar muito', aconselhou o fisioterapeuta Eduardo Eberhardt que ressaltou a responsabilidade de lidar com vidas pode gerar na saúde mental e física do colaborador.

No 'Canto Seguro' a ordem do dia foi ter prazer no que se faz. As sessões voltadas para beleza, relaxamento e cuidados com o corpo foram tão concorridas que tiveram filas. 'Eu cheguei para mais um dia de trabalho e saio me sentindo bonita, pronta pra começar meu dia. Com certeza depois de um momento só nosso a volta ao trabalho se renova, fico mais animada', declarou a colaboradora Estefania Alessandra depois de uma aula de limpeza de pele e maquiagem. E o 'Canto Seguro' foi além da beleza. Teve colaborador chutando todo o estresse para o alto na aula de arte marcial. Para outros, o momento de liberar a adrenalina do dia foi dançando os ritmos regionais, como o carimbó, na apresentação do grupo folclórico Frutos do Pará.

O evento foi coordenado pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) do Oncológico Infantil que teve o desafio de levar a programação a todos os setores do hospital. O resultado foi uma ação que promoveu a integração e a interação entre os cerca de 500 colaboradores da manhã, tarde e noite. 'Participei de um grupo de relaxamento e ali havia pessoas de outras áreas e eu pude expor a minha e escutar também mais sobre a rotina de outras pessoas. O evento permitiu eu ter mais compreensão com o próximo porque pude escutar as dificuldade de outras pessoas, ter esse momento ajuda bastante tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Todos têm problemas, mas se aqui dentro a gente conseguir se ajudar tudo vai desenvolver melhor e a gente sempre vai ter nosso canto seguro no hospital', refletiu o colaborador Luís Victor.

A equipe de coordenação do evento testou, ainda, o conhecimento dos colaboradores com um jogo de perguntas sobre temas relacionados à segurança do trabalho e as nomenclaturas mais usuais na área hospitalar.

O 'Canto Seguro nasceu da necessidade de cuidar do bem-estar do trabalhador e fazer com que os benefícios gerados se tornem multiplicados dentro e fora do hospital. 'O que nós esperamos agora depois dessa ação é que a sementinha que a gente plantou floresça cada dia mais. Que o colaborador possa conviver mais com os colegas, que se sintam feliz felizes dentro do ambiente de trabalho, com a sua família. Cuidar de si através de atitudes simples e que isso reflita no cuidado com os nossos usuários e na vida dele de um modo geral', disse a coordenadora do Núcleo de Gestão, Milena Fernanda.

A avaliação positiva do evento também foi destacada pela diretora Administrativa Financeira, Tatiane Santos. O programa meu “Canto seguro: mais saúde, mais vida” conseguiu alcançar o objetivo que é cuidar de quem cuida. As ações destes dois dias deram início a um projeto do Núcleo de Gestão de Pessoas do hospital Oncológico Infantil que visa mapear o perfil dos nossos colaboradores. Mas queremos ir além, queremos traçar estratégias para conscientizar e melhorar a qualidade de vida ocupacional dos nossos profissionais'.

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso